Como escolher colchão em loja física!

como escolher colchão
Dicas como escolher colchão

Escolher um colchão não é uma das tarefas mais fáceis. Existem centenas de marcas, dezenas de modelos e milhares de matérias prima. Saiba como escolher o colchão ideal para dormir melhor.

Entretanto se você é daqueles que gostam do contato com o vendedor e de conversar,  essas 10 dicas de como escolher colchão em lojas de rua serão muito úteis.

vendedor de colchão

Como escolher colchão? Passo a passo

  1. Conforto
  2. Tipos de colchões
  3. Garantia
  4. Preço
  5. Certificação
  6. Entrega
  7. Documentação
  8. Troca ou Devolução
  9. Tamanho
  10. Suporte de peso individual

1- Conforto

Ter em mente o conforto que lhe agrada é fundamental e o mais importante item para escolher o seu colchão. Com tantas opções ao vivo, a dificuldade de se encontrar um colchão ideal aumenta, porque a cada colchão em que se deita, surgem mais  dúvidas na hora de escolher.

Um bom exemplo, é quando vamos escolher um perfume, depois da terceira ou quarta fragrância, já não sabemos distinguir uma das outras. Com a escolha do colchão acontece exatamente o mesmo.

Leia mais: Tipos de conforto de colchões

tipo s de molas legget
Tipo de Molas: imagem retirada do site leggett.com.br

2- Tipos de colchão

Saber o conforto e saber o tipo já te ajudará como escolher colchão e eliminar algumas horas de procura.
Existem dezenas tipos de colchões e mais centenas de modelos e características.

O exemplo mais claro é o colchão de densidade 33, o famoso d33. Em uma única marca é possível encontrar inúmeros níveis de conforto deste mesmo modelo, que transitam do acabamento com ou sem matelasse, com pillow top de viscoelástico, com pillow top de latex, com pillow top de densidades progressivas, entre outros.

Este é apenas um exemplo de um dos modelos que o mercado oferece. Imagine você procurando o mesmo modelo em três lojas diferentes. Serão no mínimo oito colchões experimentados.

Veja nossa calculadora de densidade de colchões de espuma

Esta calculadora é baseada na tabela de biotipo do INER referência no mercado de colchões de espuma.

Você vai gostar também: Tipos de colchões lista com 29 tipos

Os tipos de colchões
Tipos de colchões lista com mais de 25 tipos.

3- Garantia 

Se você é daqueles que querem um colchão de alta durabilidade, veja a garantia que o fabricante lhe dá.

Há alguns anos o tempo de garantia era entre 5 a 12 anos, mas hoje esse tempo foi reduzido, e a maioria das marcas dispõem de 1 a 5 anos de garantia.

Por isso fique de olho e exija durante a pesquisa o certificado de garantia do fabricante do seu colchão, pois geralmente a garantia quem dá é a fabricante e não a loja.

Certamente saiba que garantia é diferente de vida útil.

Leia mais: Garantia de colchões

Dicas simples, mas importantes para escolher colchão!

4- Preço

Parece óbvio, mas você sabia que todos os colchões devem ter etiqueta de forma clara, legível, precisa e ostensiva de acordo com o PROCON?

Na prática vemos que isso não acontece. Um conselho é: faça um orçamento e depois vá pesquisar se o colchão que você esta escolhendo existe na internet. Se não existir, duvide do produto ou do vendedor.

Hoje com a certificação do Inmetro os colchões precisam estar registrados. Não se deixe levar pelo argumento de que seu colchão será personalizado pois as vendas de colchões precisam ter um registro, e sem este registro, não se pode comercializar.

A não ser que você esteja procurando realmente um colchão com medidas diferentes e tecidos especiais fora das especificações mínimas exigidas pelo Inmetro.

5- Certificação

Hoje todos os colchões de espuma e molas vendidos no Brasil  precisam obrigatoriamente ter o selo do Inmetro.

Antes de comprar verifique se o colchão tem  este selo.

No entanto caso você tenha duvidas, tire uma foto, pesquise o número de registro e compare com as informações recebidas pelo vendedor.

Em muitos casos você irá surpreender ao perceber que alguns vendedores te explicam uma coisa e no registro estão coisas totalmente diferentes.

Eventualmente observamos marcas que utilizam a técnica de venda de colocar zíper na ponta dos colchões, porém, mesmo assim, você vê apenas uma mínima parte de seu colchão, podendo ser ele adulterado nas suas estruturas.

Ler a etiqueta do colchão você tira a sua duvida do que realmente vai dentro do seu colchão.

Evitar escolher seu colchão pela aparência é uma excelente dica.

Você vai gostar também: 7 dicas antes de fechar a sua compra de Colchão!



6- Entrega

Uma dica muito importante de como escolher um colchão em loja de rua é a entrega. Principalmente se for colchão de molas, Certifique-se de que seu colchão realmente será produzido pela empresa, para que não lhe entreguem um colchão de estoque antigo.

Caso se te entregarem em menos de três dias, provavelmente será um colchão estocado. Por isso vale questionar ao vendedor qual a data de fabricação do seu colchão para não correr o risco de receber um produto deformado pelo tempo de estoque e armazenamento incorreto.

Algumas lojas usam o estoque rotativo para os colchões mais vendidos, por isso a data de fabricação do mesmo não passa de três a seis meses.

Acima disso, desconfie e questione.

O cuidado deve ser ainda maior se a sua procura for por modelos King size, pois colchões no tamanho de 1,93×2,03 tem menor rotatividade, e acabam ficando em baixo de outras dezenas de colchões.

Se o armazenamento do modelo de molas for em pé, devido ao tamanho e peso, há chances de entortar o produto.

De qualquer maneira você receberá um produto que não será condizente com o investimento feito.

Lembrando também que quando você recebe 50% de desconto ou mais, a probabilidade de ser um colchão de estoque ou mostruário é grande.

Questione, duvide, pesquise e faça valer o seu investimento.

Onde comprar colchão
Onde comprar colchão

7- Documentos

Exija um documento com todos os detalhes como nome, modelo, tamanho descrito em detalhes, marca (para lojas multimarcas) e data máxima prevista de entrega.

Entretanto se não tiver a cor do colchão no documento, tire uma foto das laterais, da parte superior e da etiqueta. Isso evita com que haja enganos na hora da entrega, sejam por propósito ou até mesmo os sem querer.

A dica mais importante para esse tópico é: se você comprar de feirões, feiras ou exposições, exija o documento com todas essas informações. Escolher o colchão e não receber com suas conformidades é uma grande dor de cabeça.

É fundamental ter um pedido com todos os dados da empresa como telefone, CNPJ e endereço, para evitar dores de cabeça no futuro.



8- Troca ou devolução do dinheiro. Dica valiosa para escolher colchão

Muitas lojas lhe garantem o prazo de 7 dias para devolução ou 30 dias para troca de um colchão, mas para sua segurança, exija um documento assinado e timbrado pela loja.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor,  o estabelecimento comercial  não é obrigado a trocar ou devolver seu dinheiro após a entrega do seu colchão.

Entretanto esta lei de 7 dias de arrependimento refere-se apenas para compras pela internet ou via telefone. Infelizmente, vendedores lhe prometem este prazo, porém a maioria das lojas trocam apenas por defeito de fabricação. E ainda assim, geralmente não lhe dão a opção de ter o dinheiro de volta,  apenas trocar, e normalmente, por um modelo mais caro.

9- Medidas de colchões

Saber a medida exata do seu colchão ou do espaço disponível é muito importante na hora de escolher seu colchão, pois já presenciamos lojas não trocarem seu produto por erro do cliente.

Existem os colchões de solteiro 78 cm e 88 cm ambos são considerados padrão, outro erro comum é ter uma cama de 1,28 o famoso colchão de viúva e comprar um colchão no tamanho de 1,38. Isso acontece devido que no passado as camas de casal tinha este tamanho de 1,28.

Outra dica importante a maioria das camas tem um espaçõ de 1cm a 3cm a mais do que o colchão portanto medir o tamanho correto evita dores de cabeça na hora de escolher seu colchão.

Existem no mercado mais de 17 tipos de medidas . Vamos listar as 10 medidas de colchões mais comuns ainda assim é possível encontrar mais devido cada marca utilizar um padrão, bem como existem os colchões de medidas especiais.

Lista de 10 medidas de colchões mais comuns no Brasil

  • 060×130 berço
  • 070×130 berço americano
  • 078×188 solteiro menor
  • 088×188 Solteiro padrão
  • 096×203 solteirão
  • 100×200 solteirão
  • 128×188 viúva
  • 138×188 Casal
  • 158×198 Casal Queen Size
  • 193×203 Casal King Size

Leia o artigo completo sobre tamanhos em: Os tamanhos de colchões no Brasil

10- Suporte de peso

Sim, o suporte de peso individual é de extrema importância, eventualmente alguns vendedores não mostram esta informação.

Mas é de extrema importância saber isso pois pessoas com acima dos 110 kg tem tido problemas não sabendo deste detalhe.

Bônus: 5 dicas para não escolher seu colchão de forma errada

  • Escolher o colchão com a palma da mão
    Sim escolher o tecido gostosinho em cima do colchão é um grande erro e muitas lojas sabem que boa parte das pessoas utiliza a mão na hora de comprar, portanto fique atenta e deite no colchão.  E lembre-se você vai utilizar lençol e protetor.
  • Escolher pela cor
    Da mesma forma que pela dica anterior, a cor e a estampa tem que ser bonita é a sua roupa de cama, ela que vai ditar as cores do seu quarto e não o colchão que estará coberta enquanto você dorme e enquanto a cama estiver arrumada.
  • Comprar pela altura
    Colchão de 40cm entre 50 cm são muito elegantes, mas lembre-se que suas costas não liga se seu colchão tem toda essa “luxuosidade” e você muitas vezes nem sabe oque faz este colchão ser tão alto, isopor e espuma reaproveitadas são muito utilizadas para deixar o colchão “mais alto”.

    Se realmente for de luxo peça todas as garantias, certificados e registro do que vai dentro do seu colchão.
  • Comprar pelo influencer que pula e se joga no colchão
    Sim campanhas publicitarias dando ar que o colchão é bom e resistente com gente pulando, pipocam nas redes sociais, mas se você olhar o certificado de garantia, você não pode pular, dobrar o seu colchão.
  • Comprar pela promessa de cura, infelizmente muitos vendedores dizem curar suas enfermidades na hora da negociação, mas por escrito vai estar “pode auxiliar” que é totalmente diferente. Repare que uma bula de remédio vem com a descrição: “efeito esperados pelo medicamento” e no colchão com terapias dificilmente vai ter algo por escrito esse tipo de cura para hérnia de disco, fibromialgia e diabetes.

Conclusão de como escolher seu colchão em lojas de rua.

Gostaram dessas dicas? Mas se você ainda ficou na duvida aconselhamos ler este super artigo As Vantagens de comprar Colchão Pela internet

Esta dicas são muito importantes pois sabemos a importância de dormir bem e isso passa primeiramente pelo colchão!

E lembrem-se do nosso check list esta é a nossa maior contribuição

check list compra de colchão
Clique na imagem e será redirecionado para o artigo

infográfico escolher colchão
Infográfico com 7 dicas como escolher colchão postado no Instagram

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing em lojas multimarcas e lojas com direitos de uso das marcas Castor, Ortobom. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em analise de sistemas pela FATEC-SP e especialização Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários