Colchão de molas ou espuma ?

colchão de molas ou espuma?

Esta pergunta é feita por 5 em cada 10 pessoas que pesquisam por colchão, é possível ter este comparativo e dúvida pois cada fabricante se posiciona a favor ou contra a espuma. Mas qual o é o melhor? Colchão de Molas ou espuma?

Qual é o melhor? Colchão de molas ou espuma?

Na verdade, não existe um melhor e sim cada matéria prima ter suas vantagens e desvantagens. Mas na hora da venda, o que importa é vender independentemente se uma matéria prima é melhor ou não em termos de desempenho.

Por este motivo nós do Dicas de Colchões enfatizamos que o tipo de conforto é mais importante que a matéria prima utilizada.

Empresas que tem o selo Pró-Espuma do Iner são mais imparciais sobre este tema, já empresas do grupo espanhol Flex já se posicionam de forma que o colchão de molas é melhor que espuma.

Hoje existem mais de 30 tipos de matéria prima para confeccionar um colchão, por exemplo a empresa Legget & Platt uma das maiores fabricantes de molas no mundo e que domina o mercado brasileiro em fornecimento de molas tem em seu mix de produtos nada mais nada menos que 12 tipos de molas para colchões.

Só por este cálculo já fica impossível dizer que uma mola é melhor do que a outra, quiçá dizer que um tipo de mola é melhor que todas as outras matérias para fabricação de colchão.



Ultimamente no mercado brasileiro o que tem se disseminado em termos de melhor é o Látex, que é uma espuma. Por ser um produto “importado” e feito com matérias primas naturais a tendência de dizer que este material é o que há de melhor no setor de colchão.

Por isso escrevemos este artigo para ver as vantagens e desvantagens sobre os colchões de molas ou espuma.

Colchões de molas

Primeiramente vamos falar sobre as molas. Entretanto, precisamos entender que todo colchão de molas de acordo com Inmetro deve ser constituído em sua estrutura por 4 componentes: Molejo, isolante, ESTOFAMENTO e revestimento. Sendo assim, todo colchão de molas precisa ter um tipo de espuma em sua composição.

Molas ensacadas individualmente

Esta mola por ser individualizada tende ser a melhor opção para casais de pesos diferentes.

A mola ensacada em si deixa o colchão mais confortável e seu diferencial está no número de molas e individualidade.

Vantagens: individualidade das molas.

Desvantagens:  para quem quer um colchão firme não é a melhor opção. Vai depender de um pillow top ou estofamento de alta firmeza para deixá-lo firme.

Molas de Fio Contínuo

As molas de fio contínuo são molas que deixam o colchão mais confortável, porém não há individualidade onde um casal pode sentir o movimento do cônjuge. Existem inúmeros tipos de molas de fio contínuo sendo que cada mola tem suas vantagens. Por exemplo a mola Miracoil, é uma mola com suporte de peso de até 220 quilos, a maior do mercado e com isso atende uma parcela da população que quer um colchão de mola e que não deforme com o peso.

Existem outros tipos de molas de fios contínuos como a superlastic, verticoil e lfk.

Vantagens:  Versatilidade, preço mais em conta que a mola ensacada individual.

Desvantagens: Pode haver a sensação de movimentos do cônjuge.

Molas Bonnel

As molas bonnel são molas bicônicas onde sua flexibilidade é o seu diferencial. Esta mola tende deixar os colchões bem confortáveis.

Vantagens: Preço mais em conta e conforto. Ótima opção para colchões de solteiro.

Desvantagens: Não há individualidade, casais sentem o movimento das molas.

Muitos colchões de baixa qualidade são feitos com estas molas por isso algumas empresas denigrem os colchões de molas bonnel por este detalhe onde algumas empresas utilizam esta mola mas mudam o nome “fantasia” por um nome mais “elegante”

qual é melhor mola ou espuma?
Colchão de molas ou espuma?

Colchões de espuma

Os colchões de espuma são comumente apontados como colchões de poliuretano, mas se seguirmos a lógica, espuma é uma matéria prima sólida flexível e maleável e que apresenta grande capacidade de reter líquidos por exemplo a água, devido à grande presença de orifícios vazios por toda a extensão deste objeto.

Com isso Látex e viscoelástico podem e devem entrar nesta categoria.

Espuma de Poliuretano ou PU

São os mais conhecidos no mercado brasileiro devido a tabela de densidade.

São colchões a base de TDI e Poliol ingredientes para confecção deste material onde a densidade é calculada pelo peso por m3. As densidades mais conhecidas são D28, D33 e D45.

Esta espuma é a mais comum para confecção de colchões de molas, pois lembrem-se todo colchão de molas é necessário de acordo com Inmetro ser constituído por quatro principais componentes, conforme citado no inicio do artigo:  molejo, isolante, estofamento e revestimento.

Outro detalhe dos colchões de espuma são as espumas AG que são blocos de espuma feitos por sobras de espumas de outras densidades e que são coladas para reaproveitamento.

Vantagens: Preço e diversidade, os colchões de espuma são mais em conta e sua diversidade de densidades.

Desvantagens: Ser colchões mais firmes ou não adaptação de conforto. Espuma aglomeradas (AG) acabam deformando rapidamente e com isso perde-se a credibilidade.

Espuma Viscoelástica:

Esta espuma é conhecida como Espuma da NASA, uma espuma que se molda de acordo com a força exercida, esta espuma tem em sua característica a memória onde depois de acomodar volta ao estado original. A Espuma da Viscoelástica também é Poliuretano, porém suas células mais abertas fazem este contorno diferenciando das espumas convencionais.

Vantagens: Maciez e conforto. Seu uso em colchões de espuma de PU traz maior conforto.

Desvantagens: Como é uma espuma macia, muitas pessoas não se adaptam a este material. No mercado brasileiro esta espuma tem sido vítima de algumas fabricantes que dão a culpa a este material deformar os colchões.

Espuma de látex

O látex também tem suas variações existem duas formas de fabricação a Dunlop e Talalay onde uma é mais elástica do que a outra, mas o material é o mesmo. Ainda existem os colchões de poliuretano com elasticidade que acabam sendo considerados colchões do tipo látex. Portanto esta espuma tipo látex também está no alvo de alguns fabricantes como um tipo de matéria prima de baixa qualidade.

Vantagens: Elasticidade e resiliência. Material com características de ser mais durável que a espuma de PU.

Desvantagens: Se for látex 100% natural seu preço é bem elevado em comparação aos outros tipos de espuma se for do tipo látex baixa qualidade. Existem relatos de pessoas alérgicas ao látex ter alguma reação.

Conclusão sobre colchões de molas ou espuma.

Podemos concluir que existem vantagens e desvantagens na hora de escolher uma matéria prima. Por isso, sentir o conforto e ter uma garantia por escrito de alta durabilidade é o caminho mais correto a seguir na compra do seu colchão.

Percebemos que todo colchão de molas necessita de um tipo de espuma em seu acabamento, e sendo assim, denegrir o uso da espuma não faz sentido.

Saber diferenciar as pegadinhas nas entrelinhas como colchão “tipo látex”, e diferenciar “colchão de molas” por colchão “com molas” é fundamental.

Não adianta o vendedor lhe prometer desempenho entre outras vantagens, sendo todas essas promessas verbais ou campanhas publicitárias. Leia sempre o certificado de garantia de seu colchão para ter a certeza da durabilidade do seu produto adquirido.

Gostariam de um embate entre os modelos? Nos EUA é muito comum, deixe seu comentário.

Leia mais: Como escolher colchão em lojas fisicas

Leia mais: Tipos de colchões -Lista com 25 tipos

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing em lojas multimarcas e lojas com direitos de uso das marcas Castor, Ortobom. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em analise de sistemas pela FATEC-SP e especialização Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  1. Adriano Cattapreta disse:

    Colchão de látex é melhor que colchão de molas ensacadas?