Como comprar colchão 7 dicas importantes.

como comprar colchão

Separamos as 7 dicas para comprar seu colchão de forma tranquila, para que não tenha nenhuma surpresa desagradável. As dicas 2 e 3 são fundamentais para as demais dicas. Aproveite e leia também nosso artigo mais lido sobre como escolher colchões. Nele damos dicas de como escolher o modelo ideal para cada tipo de necessidade.

Leia mais: Como escolher colchão em lojas de rua.

Vamos relembrar: os pontos mais importantes na hora de escolher seu colchão.

  • Conforto
  • Garantia
  • Certificação
  • Preço
  • Entrega

Esses são pontos importantíssimos para escolher seu colchão.

As 7 dicas antes de comprar colchão.

Vamos a lista.

  • Certificado de Garantia
  • Pedido
  • Etiqueta
  • Nota Fiscal
  • Reclamação e Reputação
  • Limpeza
  • Nomenclatura da estrutura principal

1-CERTIFICADO DE GARANTIA.

Peça o certificado de garantia e leia antes de assinar o contrato. Você vai ver a garantia real que seu colchão tem, assim não terá surpresas se acaso precisar solicitar a garantia. Confira o que o vendedor te vende com o que a garantia promete.

Você vai gostar também: Garantia de Colchões no Brasil

É comum ocorrer confusão na interpretação sobre garantia e vida útil do seu produto. Existem mais de 15 tópicos para não trocarem ou assumirem os erros que muitas vezes são prometidos pelos vendedores.

Tenha claro que quem dá a garantia é a fábrica. Poucas lojas oferecem uma garantia além da do fabricante.

Garantia de colchão no brasil

3 tópicos fundamentais de como comprar colchão.

2-PEDIDO.

Verifique o conteúdo completo do seu pedido antes de comprar colchão. Tamanho, nome do modelo, se é pedido novo ou mostruário, data de emissão e a data de entrega de forma legível.

Esta é a forma mais simples e clara para evitar dores de cabeça, como com entrega atrasada, tamanho diferente e modelo diferente do que o combinado.

Ter o CNPJ e o endereço correto no pedido também é importante, pois já vimos casos de lojas utilizarem o talão de pedido com informações incorretas ou de lojas antigas que o proprietário fechou anos anteriores e que quando você for procurar seus direitos é provável que você não tenha a quem recorrer.

3ETIQUETA.

Veja a etiqueta costurada no seu colchão. Parece um detalhe bobo, porém pode facilitar e evitar muitas dores de cabeça na sua compra. Portanto verifique quanto tempo o colchão do mostruário está na loja e pergunte qual será a data de fabricação do seu colchão.

Anote. Quando seu colchão chegar, você poderá confirmar e ter certeza de que está recebendo um produto recém fabricado, e não um colchão encostado há tempos no mostruário ou estoque. 

Repare que toda etiqueta contém a frase “A violação desta etiqueta  invalida a garantia”.  Por isso a garantia e a etiqueta tem que estar em conformidade com seu pedido.

4-NOTA FISCAL.

contrato colchao
Foto: freepik.com

A nota fiscal juntamente com a garantia e o pedido é o que importam em uma ação judicial. Ou seja sem eles você não terá direito de reclamação.

Peça a nota fiscal com a data de entrega, pois muitas lojas faturam seu pedido e não descontam os dias em que precisa aguardar a entrega. Sabemos que um dia depois da garantia prometida as empresas fazem de tudo para não te recompensarem por conseqüência uma grande frustração.

5-RECLAMAÇÃO E REPUTAÇÃO.

reclamaçao de colchao
Foto: Freepik.com

Toda empresa tem seus contra-tempos e suas falhas. É com esses erros que podemos verificar como uma empresa reage a situações adversas.

Essa é uma das razões pelas quais muitas empresas mudam seus nomes constantemente. Não respondem as reclamações e culpam o consumidor por não ler os termos de garantia.

Nossa experiência mostra que muitas das reclamações não são pelo fato do colchão ter tido problemas e sim pela falta de informação que o cliente tem, pela falta de transparência e honestidade do vendedor.

Perguntas a se fazer quando for comprar colchão.

6-LIMPEZA.

Surpreendentemente, mais de 80% dos colchões não podem ser lavados por empresas de limpeza de estofados, pois isso invalida a garantia e  faz com que as matérias primas como espuma e látex percam sua resiliência, por conseqüência podem acarretar em  mudanças de conforto em um curto espaço de tempo. Esta informação você só encontra no Certificado de Garantia.

Fazer a limpeza a seco é o mais apropriado, porém o custo é elevado, o que praticamente obriga a utilização de protetores impermeáveis e a troca constante da roupa de cama, para garantir a durabilidade do seu colchão.

7-NOMENCLATURA DA ESTRUTURA PRINCIPAL.

Inegavelmente existe hoje uma técnica de colocar apenas a matéria principal no centro do colchão. Algumas marcas utilizam o termo colchão híbrido, colchão reforçado  ou colchão com três, cinco ou sete níveis de conforto.

Na foto é algo bonito de se ver e tem até uma lógica. Mas lembre-se que mais do que ver algo bonito, você precisa sentir e analisar o melhor conforto para o seu biotipo.

Quando se trata de colchão para casais a atenção tem que ser redobrada, ainda mais se as estaturas e pesos forem diferentes, para que ambos possam ter um conforto adequado para um excelente repouso.

Muitas empresas utilizam termos errados nas suas vendas. Por exemplo, a maioria usa o termo colchão de molas, porém o correto seria colchão com molas, outro exemplo é: colchão de latex ou colchão com látex, já que eles não são compostos exclusivamente desse tipo de matéria prima. Dessa maneira verificar este  tipo informação te ajudará a entender porque os colchões afundam e a fabricante se exime de trocar seu colchão.

Todo colchão tem uma tolerância de 10% de afundamento permitido, garantido inclusive pela ABNT, e por conseqüência, quando seu colchão afundar naquela região com menos matéria prima ou região mais sensível, você não terá direito a reclamação.

Em resumo não adiantará ir nas redes sociais denegrir a imagem da empresa/loja, pois você correrá o risco de ser processado por difamação e obrigado a retirar sua reclamação ou denuncia por vias judiciais.

Pronto estão preparados em como comprar colchão.

Em conclusão esperamos que tenha gostado deste artigo, ele é complementar ao texto de como escolher colchões, informações nas entrelinhas ou promessas verbais são as maiores queixas dos consumidores nos sites de reclamação.

Fique atento! São detalhes que fazem a diferença!

Atualização

Este check list foi feito na semana de black friday recomendamos o uso deste para comprar seu colchão é nossa maior contribuição!

Check list na compra do seu colchão



Leia mais: Densidade de colchões e tabela de biotipo

Leia mais: Tipos de Colchões

Siga nosso facebook : facebook.com/dicasdecolchoes

Last Updated on

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing em lojas multimarcas e lojas com direitos de uso das marcas Castor, Ortobom. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em analise de sistemas pela FATEC-SP e especialização Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!