Tudo sobre higiene do sono! Dicas para dormir bem!

Assim como o corpo precisa ser higienizado para que se mantenha saudável, a higiene do sono também é uma necessidade. Contudo, muitas pessoas desconhecem esse conceito, que consiste e fazer uma pessoa dormir melhor e ter um sono que de fato seja reparador.

higiene do sono

Trata-se de uma técnica psicoeducacional que visa fazer com que os pacientes evitem fatores externos ou ambientais que sejam prejudiciais para o desenvolvimento de um sono de qualidade. Quer saber mais sobre higiene do sono e como dormir melhor? Então continue a sua leitura e tenha acesso às principais dicas

banner vigilante

Higiene do sono o que é?

A higiene do sono trata-se de uma técnica que visa a mudança de hábitos do indivíduo para que esse consiga ter um sono de qualidade.

Tal proposta foi desenvolvida levando em consideração de que atualmente as pessoas não conseguem ter qualidade de vida suficiente para que assim produzam um sono reparador.

Se analisarmos por exemplo a vida de nossos avós, nota-se que eles conseguiam realizar o seu serviço, ainda terem tempo para se dedicarem à família e aos amigos. Assim, tais fatores permitiam que os mesmos tivessem melhor qualidade de vida.

Contudo, o século XXI trouxe o imediatismo das relações e do trabalho que leva os indivíduos a desenvolverem doenças relacionadas ao estresse e ansiedade.

As pessoas se alimentam mal, se relacionam mal e sentem mal o tempo inteiro.

A proposta da higiene do sono então é somente trazer um sono reparador, mas que através do sono reparador, os indivíduos passem a ter mais qualidade vida.

Leia Mais: Como ajudar o sono das crianças

O que pode afetar o sono de uma pessoa?

Existem vários fatores que podem afetar o sono de uma pessoa, eles vão desde aos problemas pessoais que uma pessoa passa, uso de drogas, sedentarismo, má alimentação entre outros.

Tudo isso faz com que a pessoa não se concentre no momento em vai dormir.

Além disso, a exposição direta a aparelhos eletrônicos como tablets e celulares, quando realizadas de maneira indiscriminada pelos indivíduos, pode influenciar em sua qualidade do sono.

Sendo assim, todos os dias nós poluímos tanto a nossa mente e o nosso corpo que é exatamente no momento em que paramos para descansar que os problemas chegam e fazem com percamos o sono.

Uma breve definição sobre o que é insônia

Insônia portanto caracteriza-se como um distúrbio que faz com que um indivíduo ou durma mal, ou sequer consiga dormir. A insônia é um problema de saúde que deve ser tratado quando os primeiros sintomas aparecem levando em consideração de que fatores como a depressão podem estar relacionados ao seu aparecimento.

Como dormir melhor fazendo a higiene do sono

A higiene do sono trata-se de uma prática diária e deve ser feita de forma qualificada para que assim, o indivíduo passe a ter bons resultados.

Desse modo, é preciso mudar alguns comportamentos para que você consiga dormir melhor. Separamos algumas dicas importantes.

Alimentação

Você é o que você come em todos os sentidos. Portanto, a alimentação deve ser observada de perto uma vez que ela pode ser a grande vilã do sono.

Isso porque, ao consumirmos alimentos gordurosos ou muito calóricos, eles tendem a fazer com que fiquemos mais lentos e indispostos.

Você pode até pensar: “ Mas isso me deixa mais sonolento, logo, eles consumir alimentos muito calóricos pode me ajudar a dormir”, mas isso não é verdade.

Você alguma vez na vida já chegou em casa tão cansado que a única coisa que pensou foi em dormir. Isso porque você utilizou todas as suas energias e o seu corpo praticamente o obrigou a repô-las.

Porém, quando você se sente mais lento e indisposto, você realiza menos atividades, gasta menos energia e fica menos cansado. O resultado disso então, será uma noite mal dormida, ou noites mal dormidas.

Para evitar que isso aconteça opte por alimentos frescos, consuma mais proteína, reduza os carboidratos e não se esqueça das frutas, verduras e legumes.

Outra dica é não comer coisas muito pesadas durante à noite uma vez que o organismo terá mais trabalho para realizar a digestão delas. O ideal é optar por comidas mais leves como saladas e sopas e até mesmo um chá calme pode ajudá-lo a ter uma noite de sono melhor.

banner vigilante

Pratique exercícios

Essa também é uma das dicas para dormir melhor que todos devem seguir. A boa prática de exercícios tende a fazer com que o organismo regule seus hormônios, sendo assim, você sentirá mais prazer e bem estar.

Além disso, os exercícios tendem a fazer uma faxina mental, e é nesse momento que você pode relaxar e pensar em outras coisas que não sejam os problemas relacionados ao trabalho e à família.

A atividade física também consegue reduzir os níveis de estresse e ansiedade, portanto, ela é uma das indicações para quem deseja dormir melhor e ter mais qualidade de vida.

Fique ao lado de pessoas que você gosta

Estar perto de quem você gosta também faz com seu cérebro produza substâncias relacionadas ao bem estar, deixando-o mais calmo e fazendo com que durante à noite você consiga ter um sono melhor.

Cuidado com a cafeína

A cafeína, quando consumida em excesso tende a ser prejudicial ao corpo, fazendo com que você tenha insônia.

O ideal portanto, é utilizar a cafeína moderadamente, apenas pela manhã e no começo da tarde, sendo uma bebida completamente dispensável à noite.

Nesse quesito não só o cafezinho deve ser visto como o vilão, mas também os refrigerantes de cola, que além de serem maléficos para a saúde, também podem provocar a insônia.

Evite muitos estímulos durante à noite

Televisão, computador e celular devem ser evitados antes de dormir pois eles afetam a produção de melanina, impedindo assim, que você durma melhor.

Nesse sentido, o ideal é que você desligue os aparelhos pelo menos 15 minutos antes de dormir.

higiene do sono dicas de colchoes

Não pense demais antes de dormir

Se você não conseguiu resolver um problema hoje, certamente amanhã você vai encontrar meios para resolvê-lo. No entanto, não é a falta de sono que vai te ajudar com as questões cotidianas.

Portanto, o ideal é que antes de dormir você leia um livro, converse com o seu parceiro ou parceira, esquecendo-se dos problemas e trazendo pensamentos positivos.

Deixe que as questões cotidianas sejam resolvidas durante o seu dia de trabalho.

Se for possível, comece a meditar isso fará com que você consiga entrar em um estado de relaxamento profundo se conectando com o seu corpo e mente, e esvaziando a sua cabeça.

Outro exercício muito importante, é a respiração. Se você conseguir desenvolver uma respiração profunda, você então conseguirá esvaziar a sua mente de todos os problemas, aliviando-se do estresse do dia-a-dia.

Investir em um colchão de qualidade também fará com que você consiga dormir melhor, levando em consideração de que você passa 8 horas diárias em cima dele, por isso, encontre um produto de qualidade.

Tente se relacionar bem com as pessoas.

Sejam pessoas do trabalho ou da família, seja amável e respeite. A pior coisa que pode acontecer é ir para a cama sabendo que você magoou alguém e que foi você quem provocou uma discussão, isso certamente afetará o seu sono.

Para dormir melhor, é preciso que você tenha boas relações que permita que você tenha confrontos desnecessários, se estresse, fique ansioso, nervoso ou triste.

Lembre-se de que o maior prejudicado em uma discussão será você mesmo, portanto, evita-la sempre que possível te ajudará a dormir melhor.

Leia mais: 7 dicas simples para dormir bem

Leia mais: Colchão do Cristiano Ronaldo

Fonte: https://aasm.org/

https://www.vigilantesdosono.com/

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing em lojas multimarcas e lojas com direitos de uso das marcas Castor, Ortobom. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em analise de sistemas pela FATEC-SP e especialização Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!