Tudo sobre o sono REM

O sono REM é caracterizado por um período de dormência profunda, em que o organismo está mais voltado ao seu interior do que aos estímulos externos. De fato, essa é um dos ciclos do sono mais interessantes.

Tudo sobre o sono REM

Você ainda não conhece o sono REM em detalhes? Não perca mais tempo e acompanhe nosso conteúdo a seguir. Assim,com essa dica você entende como melhorar o aproveitamento do período durante a noite.

Afinal, o que é sono REM?

O sono REM também é conhecido por Rapid Eye Moviment, ou Movimento Rápido dos Olhos. O nome vem de uma importante característica do período: a capacidade de movimentar os olhos, por decorrência do funcionamento da mente nessa etapa do sono.

O sono REM é integrante de outros ciclos do sono, que fazem a diferença para quem está procurando dormir melhor. Vale pontuar que essa é a última fase de sono profundo. Depois dela, a pessoa tende a passar para fases mais leves até acordar.

Características do sono REM

Assim como os outros ciclos do sono, a fase REM carrega características distintas. A particularidade dessa etapa do processo faz com que ela seja obrigatória para a renovação do corpo e para uma noite de qualidade.

Alguns dos principais traços do sono REM são:

● Atividade intensa do cérebro
● Relaxamento muscular
● Movimentos corporais e emissão de palavras
● Sonhos e fantasias noturnas
● Dormência profunda

equilibre
Inscreva-se

Algumas pessoas, que possuem tendências, podem se levantar e caminhar pelo ambiente durante a fase REM.

Benefícios da fase

Agora que você já sabe o que é o sono REM, acompanhe algumas vantagens importantes deste ciclo para o corpo.

Melhor aproveitamento do sono
Se você ficar só na fase do sono leve, que é uma das primeiras, não há um aproveitamento efetivo da noite. Isso ocorre, pois essas etapas são caracterizadas por uma sensibilidade corporal alta.

De maneira geral, isso significa que você pode acordar por qualquer coisa quando está em sono leve. Com a fase REM, não funciona bem assim.

Já que você está totalmente desligado do mundo exterior, o corpo aproveita para renovar as suas forças.

Criação de memórias de longo prazo
Essa última fase é a responsável por fixar as memórias de longo prazo. Para isso, o cérebro precisa transformar todas as informações coletadas em dados armazenados. Uma memória bem firmada tem o potencial de durar por longos anos.

A atividade cerebral característica do sono REM é indispensável para que possamos descartar informações que não são necessárias. O processo é realizado ao mesmo tempo do que o armazenamento.

Quando temos uma boa noite de sono, a tendência é acordar disposto e com uma boa memória do que ocorreu no dia anterior.

Fortalecimento das defesas do corpo
Não é exclusivamente no sono REM que as defesas do organismo se renovam. Entretanto, ter uma fase de dormência mais profunda é obrigatória para que o corpo realmente consiga tirar bom proveito do descanso.

De maneira geral, o sono fortalece os anticorpos, barreiras naturais do organismo contra a entrada de agentes patogênicos. Uma pessoa que tem um padrão de sono de qualidade fica doente com menos frequência.

Quem não alcança o sono REM acaba com o sistema imunológico enfraquecido.

Processamento de sonhos
Os benefícios dos sonhos são muito discutidos pela comunidade científica. Não há uma resposta única para a importância de sonhar na maioria das noites. Porém, podemos afirmar que os sonhos são vantajosos para o funcionamento mental.

O sono REM é exatamente a fase em que os sonhos acontecem. É por isso, também, que os olhos se movimentam rapidamente durante o período, processando os estímulos mentais. Se você não está sonhando, pode ter problemas de pegar no sono profundo.

Conclusão: Cuide para ter uma boa noite de sono!

Este sono é indispensável para quem quer dormir melhor e acordar revigorado pela manhã. Quem investe nessa fase tem maior motivação,concentração e capacidade de memória.

Não deixe de preparar o ambiente para uma boa noite de sono. Aposte em um local sem barulho e em um colchão de qualidade.

Leia mais: Como escolher colchão

Leia mais: 7 dicas para dormir bem

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing em lojas multimarcas e lojas com direitos de uso das marcas Castor, Ortobom. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em analise de sistemas pela FATEC-SP e especialização Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!