Colchão de látex guia completo e lista dos melhores

Qual é o melhor colchão de látex do Brasil? Esta é a pergunta do momento em nosso site, e vamos fazer o melhor conteúdo sobre o tema.

colchão de latex

Látex

Látex nada mais é que borracha extraída de uma das plantas mais conhecidas em terras brasileiras, a famosa seringueira.

Mas acredite, o látex do seu colchão vem da Ásia e são fabricados na Europa, Estado Unidos e na própria Ásia.

Sabemos que o látex é um material que suporta carga e também é um material elástico e sendo assim, tem alta resiliência.

Atualmente é o que há de mais nobre dos colchões e virou febre entre as marcas dizer:

Meu colchão é de látex!

Mas calma meus leitores, da mesma forma que peço que analise friamente nas comparações, molas é melhor que espuma? Molas ensacadas são melhores que molas de fio contínuo?

Em tudo temos prós e contras, e analisar este detalhe faz uma diferença em sua compra.

E vamos listar algumas análises a serem feitas na compra de um colchão com látex.

Preposição DE e COM

Sim existe colchão de látex e colchão com látex.  Se você não se atentar a este detalhe, você pode levar gato por lebre se você não tem o costume de ler a etiqueta.

Colchão de látex é quando a maior parte do produto é feita de látex, 50% da estrutura ou mais para ser considerado um colchão de látex.

Quando o colchão é de molas e com pillow top de látex é um colchão de molas COM látex. Viu a diferença? Aqui o látex é um complemento, a cereja do bolo.

Os exemplos abaixo são uma opinião minha, nestes cenários é o que eu digo aos meus leitores nas minhas indicações:

Exemplo 1: um colchão de molas ensacadas com molas de altura de 18cm + Laminas de espuma de alta densidade +lâmina de látex de 4 cm = um excelente colchão. Aqui neste caso o látex ajuda e enfatiza a nobreza do colchão.

Exemplo 2: Colchão de molas ensacadas de 18 cm+ lâminas de espuma de alta densidade de 7cm+ 2cm látex= um bom colchão, mas o látex é apenas um complemento de conforto.

Exemplo 3: Colchão de molas + lâmina de espumas de baixa densidade + 1cm de látex= Cuidado este é o colchão com látex, mas sem nenhum ganho de qualidade. Neste cenário o látex é apenas propaganda. É muito provável que este colchão terá uma altura avantajada,apenas para mostrar que é um colchão luxuoso. Verifique a etiqueta e veja a quantidade exata de cada matéria prima.

Neste tipo de colchão, toda aquela pompa de ser antialérgico e hipoalergênico cai por terra, pois 35 cm de colchão apenas 1 cm ser látex não terá poder algum para combater os ácaros, já que ele tem 34 cm de tecido e outras espumas para se proliferar.

Dica:

Exemplo 4: Colchão de espuma 16cm+ Visco 4cm + Látex de 3 cm: Este é oque eu tenho recomendado, pois a maioria dos colchões a vácuo tem essa composição. Então você terá firmeza aliada a resiliência e maciez.

Onde você verifica que o colchão tradicional de espuma ganha potência e aumenta também a gama de biotipo, já que existe conforto e maciez onde não é necessário verificar a tabela de densidade, e sim o suporte de peso individual de cada colchão.

Claro que temos outras dezenas de situações, mas coloquei estas 4 que são as mais recorrentes.

Antiácaro e antialérgico

Tecnicamente o colchão de látex 100% natural é hipoalergênico e com isso ganha ares de ser mais saudável, mas já parou para pensar que em um colchão de 32 cm uma lâmina de 3cm seria capaz de combater todos os alérgenos?

Eu particularmente interpreto como se você passasse álcool em gel em apenas em uma de suas mãos e a outra ficasse exposta. Qual a chance de você se contaminar?

Por isso eu sou enfático em todas as matérias primas aliadas é o que faz o conjunto da obra, e faça com que você tenha uma boa noite de sono.

Tipos de látex

Látex Natural

No cenário brasileiro temos 2 tipos de látex: o de fabricação Dunlop e o Talalay. Mais abaixo vamos explicar sobre elas.

Estas são as mais comuns no seu colchão de alto desempenho, e por isso tem alto custo. E digo a você que preste atenção se realmente é látex natural, pesquise o site e leia a etiqueta do colchão.

Como o látex é um tipo de espuma, saiba que existem densidades diferentes, por isso ficar atento a essa informação, pois geralmente as lâminas são de densidade 40 a 90, diferente da espuma tradicional.

Látex Sintético

Existe o látex sintético, que são espumas com elasticidade onde o efeito é semelhante ao látex, sendo possível alterar o grau de firmeza e elasticidade, ler a característica do colchão é de suma importância.

Látex aglomerado.

São flocos e lâminas de látex sintético e natural que são coladas e são reaproveitadas. Por ser uma espuma elástica, esta espuma aglomerada dá confortos diferenciados em relação a espuma convencional.

Cuidados ao comprar colchão com látex.

O primeiro cuidado é: As espumas de látex para colchões não são testadas e avaliadas de forma obrigatória, por isso colchões de látex não precisam do registro no Inmetro.

Automaticamente, aparecem vários modelos de colchões dizendo ser de látex apenas para fugir da fiscalização.

E para você saber se o que você esta comprando é látex original, deve verificar quem é o fornecedor do látex, ler o site oficial.

Toda empresa que trabalha com látex belga natural evidencia quem é o fabricante.

Em território brasileiro, a empresa mais conhecida é a LATEXCO.

Esta empresa fornece para principais marcas de colchões do Brasil.

Mas se o seu colchão for de molas ou espuma com pillow top de látex, o registro é obrigatório. Se alguém disser o contrário desconfie e vá na internet pesquisar mais sobre a marca o registro do inmetro e suas reclamações.

Especial colchão de Látex sintético.

O látex sintético é uma cópia do látex natural e sua fabricação é feita em laboratório. Com isso, é possível manusear e desenvolver o conforto adequado para os modelos de colchões.

Por ser mais em conta que o látex natural, esta espuma serve como base ou como controlador de conforto do seu colchão.

Esta espuma vem com o nome de Tipo Látex, Espuma HR ou látex sintético.

Um exemplo simples, couro de animal seria o látex  natural e o Corino ou napa ser o látex sintético.

O látex sintético é um excelente produto em termos de preço e qualidade, onde até mesmo profissionais do setor de colchão não sabem diferenciar uma da outra com um tecido por cima.

Curiosidade do látex no setor de colchões

Existe dois tipos de produção de látex o processo dunlop e o talalay.

A diferença maior é: como são fabricadas, dificilmente é possível uma pessoa comum detectar a diferença. Pois isso vai depender de cada fabricante de colchão especificar para você.

Dunlop, seria uma placa de espuma. Você encontra este tipo de espuma em bases, “na prática” o dunlop é mais firme. Por ser mais denso. Colchões de látex tem essa espuma como a principal.

Talalay , ela é “geralmente” mais macia do que o Dunlop sendo muito utilizada em pillow top e acabamentos e seu efeito de molas. Por isso mais utilizada em colchões com látex.

Seu processo de fabricação tem duas etapas a mais e com isso o custo aumenta mas seu desempenho é muito mais facil de prever pois ele seria “mais” homogenio que o Dunlop onde a parte de baixo do bloco é mais firme que a parte de cima do bloco de espuma.

Estes furinhos além de aumentar a maciez ele tem a vantagem de ter mais passagem de ar oferecendo menos calor e dissipando melhor a umidade.

Látex em copos, que imitam a forma de molas, como dito anteriormente o látex é elástico e resistente, estes látex em copos dão maciez e individualidade.

Uma das empresas que trabalham com os látex em copos é a Restonic no modelo Danford.

4 sugestões de colchões de látex

Ergo Ultra da Restonic

Colchão de látex da empresa Pilati

Colchão Natural Articulado da Latex Foam

Colchão Natural Gel da Látex Foam

7 Sugestões de colchões COM látex

Zissou Original

Spring Up Americanflex

Ziman Master

Maxflex One

Bed in The Box Espuma Plush

Lugano Lider Interiores

Pocket Médio Látex Foam

E aí, gostaram?Espero que este texto possa ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre os colchões de látex.

Leia mais: Colchão de molas ensacadas individualmente

Os melhores colchões na caixa

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário