Tipos de camas: lista com 41 modelos

tipos de cama
Tipos de cama

Você já parou pensar sobre os diferentes tipos de camas? Afinal, qual a responsabilidade que ela tem em seu sono? Porém, se você não sabe, ela influencia bastante em sua saúde.

Cabeceira, pé, estrado, altura do colchão, todos esses elementos que compõe uma cama. Portanto, são vários detalhes que devem ser pensados.

Para te ajudar a escolher o melhor lugar para você dormir, vamos te apresentar 41 tipos de cama. Então, continue acompanhando e conheça todos os modelos. Boa leitura!

Conheça 41 tipos de cama

Confira a lista com 41 tipos de cama que preparamos para você. Veja:

1 – Tradicional com pés

Normalmente, essa é a primeira opção de cama de muitas pessoas. Entre os tipos de cama, ela é a mais comum, sendo facilmente encontradas nas lojas. Porém, elas possuem um design mais simples. Mas é do agrado de muitos.

As vantagens desse modelo de cama são:

  • Já possuem cabeceira;
  • Permitem a limpeza do chão facilmente;
  • Possui uma altura confortável.
  • Geralmente, esse é um tipo de cama agradável para as pessoas mais velhas.


2 – Tradicional de ferro

A cama tradicional de ferro chama bastante a atenção por sua beleza. Esse tipo de material dão inúmeras possibilidades para dar mais estilo a ela. Podendo ir do clássico ao mais moderno.

Portanto, esses tipos de camas são muito resistentes e servem perfeitamente para compor uma decoração mais minimalista.  No entanto, há duas opções, você pode optar por fazer toda a cama de ferro ou somente a cabeceira.


3 – Tradicional de madeira

Tradicionalmente usada para a fabricação de móveis, a madeira dão um ar mais rústico. As camas de madeira são as mais antigas que existem e, para alguns, são as mais resistentes.

Esses tipos de cama são atemporais e não precisam ser necessariamente rústicas. Afinal, outros tipos de decoração são sempre bem-vindos! Porém, elas são mais pesadas que as outras camas e, em caso de mudanças, podem trazer um desconforto.

cama tradicional de madeira


4 – Camas suspensas

Modernas, cheias de estilo e que tem destaque na decoração de qualquer quarto. A cama suspensa se caracteriza por sua base de sustentação ficar fixa na parede ou no teto.

Esses tipos de cama são bem impactantes e dão outro ar ao quarto. Porém, quem opta por ter uma cama suspensa precisa verificar se a estrutura do imóvel e se o quarto suporta o peso.

Este tipo de cama você precisa contratar um arquiteto e um marceneiro de confiança para poder usufruir.

tipo de cama suspensa
Cama suspensa Imagen retirada do site habitissimo.com.br/

5 – Camas com dossel

Um dos tipos de camas mais usados no momento. Afinal, deixa o quarto com um estilo próprio e com muito charme. As camas com dossel contam com uma estrutura de madeira, que pode ser parte de um móvel ou fixada nele, e possui véus envolvendo-a.

É um detalhe que impede que insetos atrapalhem o seu sono. Portanto, uma boa opção contra os temidos pernilongos. Porém, ela dá ao quarto um visual bem romântico e bem diferente. É possível encontrar uma cama com dossel com material mais moderno.

cama-dossel


6 – Cama baú

As camas baús são práticas, modernas e funcionais. Esses tipos de camas tem se tornado bastante popular, pois permite aproveitar o seu espaço interno para guardar roupas de cama. Portanto, se o seu guarda-roupa não tem espaço suficiente para organizar essas peças, essa cama é uma boa opção.

Fugindo das tradicionais cama box báu que geralmente são de tecidos e corinos as camas basculantes são de madeira e estrados.

O baú dessa cama pode ser acessado ao levantar a parte superior do móvel ou por uma gaveta que fica acoplada na parte debaixo do móvel e ou com baus na parte da cabeceira


7 – Bicama

Divide o quarto com alguém? Porém, o local não tem espaço para duas camas? O ideal é utilizar uma bicama! Elas são encontradas nas versões tradicional ou box, sendo caracterizada por uma estrutura que esconde um dos colchões em sua parte inferior.

Esses tipos de camas possuem diversos designs, indo dos mais tradicionais aos mais modernos. No entanto, a bicama é escolhida para o quarto de crianças, quando não há espaço suficiente.


8 – Flutuante

Quer impacto visual em seu quarto? Então a cama ideal para ele é a flutuante. Porém, ao visualizá-la, você pode confundi-la com a cama suspensa. Mas, ela tem um apoio em sua parte inferior que é “invisível” para quem olha.

Esses tipos de camas podem ser adaptadas para locais mais compactos. Da mesma forma que as camas suspensas procure um profissional capacitado para este tipo de cama.

tipo de Cama flutuante
Cama flutuante creditos imagem site chavesnamao.com.br

9 – Beliche

Usada em quartos infantis, a cama beliche é uma excelente opção para quem também não tem muito espaço. Mas, nesse caso, esses tipos de camas são duas, uma em cima da outra.

A maior vantagem dessa cama é que nenhuma das pessoas precisa dormir tão próxima do chão. Porém, caso a beliche for usada em quartos de crianças muito menores, é preciso colocar uma proteção para que elas não rolem e sofram um acidente.


10 – Triliche

A versão Triliche foi inspirada na beliche, porém, tem a capacidade de ocupar mais uma pessoa para dormir. Esses tipos de camas são perfeitos para quem tem mais filhos, deixando o quarto mais funcional e espaço.

Normalmente, a outra cama é acoplada, com o formato da bicama, sendo vendidas em modelos tradicionais. No entanto, é possível fazer projetos sob medida, em caso dos quartos serem planejados.


11 – Camas de paletes

As camas de paletes são usadas por aqueles que querem dar a sua casa um visual mais moderno. Porém, ao mesmo tempo, bastante aconchegante. Esses tipos de camas, normalmente, são feitos pelos próprios donos no formato DIY(do it yourself)

No entanto, já existe no mercado a comercialização das camas de paletes. E o melhor, feitas sob encomenda.

Nada impede que você mesmo faça-as, porém acaba dando um trabalho maior e as vezes o acabamento não fica perfeito. Na hora da compra é preciso ficar atento ao lixamento dos paletes. Assim você evita a presença de farpas.

palete
Cama de palete imagem site vivadecora.com.br

12 – Cama oriental

As camas orientais são versáteis e típicas de uma decoração mais minimalista. A sua principal característica é a altura, sendo mais baixa que as normais.

Entretanto, esses tipos de camas são mais funcionais, dando a sensação de amplitude ao ambiente. Pode ser usado diversos tipos de colchões.

São perfeitas para criar um ambiente harmônico e mais “limpo”.

tipo de cama japonesa


13 –Camas com gavetas

Esses tipos de camas também são excelentes opções para quem tem pouco espaço e necessita guardar um grande volume de roupas e acessórios. Afinal, as gavetas existentes nelas são grandes, com boa profundidade e largura.

Há também a cama gavetão, que possui somente uma gaveta. Podem ser achadas nas versões de solteiro ou casal. É um móvel também bastante funcional.

cama com gaveta

14 – Cama com escorregador

Quer diversão garantida para os seus filhos sem sair de casa? Uma excelente opção é dar a eles uma cama com escorregador. Esses tipos de camas são mais modernos, deixam o ambiente descontraído e possuem um design inovador.

cama com escorregador

15 – Minicama infantil

As minicamas são lindas e perfeitas para quartos infantis pequenos. Afinal, elas se adaptam a qualquer cantinho, deixando-o muito mais bonito!

Porém, esses tipos de camas são recomendados para crianças que estão deixando o berço. Uma forma divertida de dar adeus ao outro tipo de cama. Afinal, o design delas são bem modernos e alegres.

mini cama

16 – Cama planejada

Essas são camas para quem está colocando móveis planejados em seu quarto. Portanto, fazem parte de um projeto sob medida, sendo a melhor solução para quem quer aproveitar cada centímetro do local.

Os tipos de camas planejadas podem ser de solteiro ou casal. Elas são adaptáveis, de acordo com o ambiente. Sendo assim, a decoração ganha mais personalidade, ficando a cara de quem vai desfrutar do ambiente.

A cama planejada também pode ser multifuncional. Ou seja, no mesmo móvel pode ter uma cama, espaço para guardar itens como, por exemplo, livros e enfeites, e, ainda, uma escrivaninha. Seus designs são lindos, totalmente engenhosos. Tudo para garantir que você tenha tudo o que precisa em um único móvel.

E que tal ter uma cama planejada e personalizada? Normalmente, esses tipos de cama são mais para os quartos infantis, onde os pais colocam o móvel em formato de carro, por exemplo. Mas nada impede que você tenha uma também.

A cama personalizada pode ter o design que você escolher e, algumas, ainda possuem baús. Ou seja, tornam o móvel ainda mais funcional.

Há também a cama planejada com nicho. Nela você acha opções de nichos para organizar seus pertences, não necessitando de tantos móveis para compor o seu quarto. Existem as com prateleiras, com gavetas e também com uma pequena escrivaninha.

cama e quarto planejado
cama planejada imagem: site vivadecora.com.br

17 – Cama redonda

Quer romantismo ao seu ambiente? As camas redondas remetem o casal a esse sentimento. Além disso, dão um toque de modernidade no quarto. Elas podem ser clássicas, com cabeceiras que acompanham a curvatura da cama.

No entanto, caso você deseje ousar, pode pensar em um design mais inovador. Um exemplo é deixar as camas redondas com linhas arredondadas, dando a perspectiva de continuidade no ambiente.

cama redonda
Cama redonda imagem: vivadecora.com.br

18 – Cama de cimento

As camas de cimento são consideradas parte dos móveis de alvenaria. Elas são totalmente resistentes e dão ao ambiente um ar mais clássico.

Porém, atualmente, esses tipos de camas não são muito usados. Mas nada impede que você inove e tenha uma cama de cimento em sua casa.

cama de cimento
Cama de cimento imagem: dicasdearquitetura.com.br

19 – Camas tecnológicas

Esses tipos de camas viraram as queridinhas das redes sociais. As camas tecnológicas possuem sistema de massagem embutido, o que melhora a qualidade do sono. Além disso, algumas possuem caixas de som, entradas para USB, luz de leitura e nichos para colocar os seus pertences.

tipo de cama tecnologica
Cama tecnologica

20 – Camas embutidas

Elas não são belas, mas costumam ser bastante práticas. As camas embutidas também são uma excelente opção para quem procura móveis funcionais para locais pequenos.

cama dobravel embutida

21 – Cama hospitalar

A cama hospitalar não é comum de se ver por aí, mas há quem necessite dela. Visualmente, elas não são nada bonitas, porém, ajudam o paciente em suas necessidades.

Elas tem funcionalidades de articulação, se movimentam facilmente entre cômodos e são preparadas para pessoas acamadas

cama hospital
Cama hospitalar

22 – Cama alta

Esses tipos de camas são bem usados para quem mora em kitnets. A sua principal vantagem é permitir que o espaço embaixo da cama seja bem aproveitado. Geralmente, são feitos armários, assim o espaço fica bastante funcional.

A cama alta não é difícil de achar e pode ser encontrada por um bom preço. Pode ser usada também nos quartos infantis.

cama alta


23 – Cama baixa

Usada bastante nos países asiáticos, como Tailândia e Japão, as camas baixas são excelentes para quem tem pouco espaço no quarto. Porém, pessoas que querem investir em uma decoração mais descolada, também podem apostar nessa versão.

A estrutura que sustenta a cama pode ser simples, como futon ou paletes. Deixam o ambiente bonito e bastante aconchegante.

As camas baixas são bastante requisitadas para quartos montessorianos.

A cama oriental é um tipo de cama baixa mas é possível encontrar outras versões de camas baixas

cama baixa

24 – Camas provençal

Clássicas e elegantes, a cama provençal é para quem quer ter um quarto com uma decoração que remete a realeza. Ela deixa o ambiente bastante acolhedor e muito diferente dos que costumamos ver por aí. Elas podem ser feitas sob encomenda.

A cama provençal geralmente esta associada as camas com dossel sendo que a cabeceira e o jogo de cama são itens primordiais deste tipo de cama.

cama provençal

25 – Cabine

Não muito usadas, as camas cabines são uma versão incrível de ter uma sala de cinema em casa. Porém, ao invés de ver o filme sentado, você poderá deitar. Mas não vale dormir, hein?

Brincadeiras a parte, são camas mais modernas e totalmente confortáveis. Elas podem ser usadas também em aviões ou ônibus de viagem.

cama cabine
Cama cabine imagem brasilsul.com.br

26 – Sofá cama

Praticidade é o outro nome do sofá-cama. Assim como a cama embutida, esses tipos de camas possuem, hoje em dia, uma versão mais bonita. Deixando o ambiente mais aconchegante e bonito.

É um móvel ideal para locais pequenos ou para os cômodos que possuem mais de uma função. Estúdios, por exemplo, podem fazer uso do sofá-cama.

sofa cama

27 – Cama pet

Os pets também precisam de um lugar confortável para dormir. Portanto, as camas pets são as mais indicadas para os seus amiguinhos terem um lugar somente deles para dormir.

Quadradas, redondas, com telas, estampadas, baixas ou altas. São vários modelos lindos e modernos para os pets.

28 – Cama ajustável

Esses tipos de camas são mais modernos. Por serem ajustáveis, a sua cabeceira pode ser um pouco mais alta, ou ela pode ficar rente ao chão. Atualmente, os modelos são mais bonitos.

29 – Rede

Versáteis, bonitas e cheias de estilo. Assim são as redes. Esses tipos de cama remetem a tranquilidade, sossego e, normalmente, são colocadas na varanda da casa. Mas há quem arrisque em colocar uma na sala, bem no cantinho.

Há redes de várias cores, modelos e estilos. Você pode ter uma rede de descanso para casal, estilo futão, redes estilo mosqueteiro ou as tradicionais, que cabem uma pessoa.

Rede de dormir
Rede para descansar

30 – Cama dobrável

De fácil montagem, perfeita para ambientes pequenos, a cama dobrável é puro estilo. Hoje em dia, elas estão mais modernas, podendo ser encontradas em cores mais cleans, dando aquele ar de sofisticação para o quarto.

Há também as camas dobráveis que você pode levar para acampamentos ou outros tipos de viagem. Ela cabe no porta mala do seu carro perfeitamente! A vantagem é que você não irá dormir no chão.

Quais os tipos de camas box existentes?

Apresentamos acima diversos estilos de cama para você. Mas, se você é daqueles que ama o modelo box, separamos também algumas versões para achar o modelo ideal para o seu quarto.

A cama box se tornou a queridinha de todo o brasileiro. Elas possuem vários tamanhos, sendo para solteiro ou um casal. Elas deixam o ambiente bastante bonito!

Portanto, veja quais os tipos de camas box que existem:

1 – Tradicional

Compactas e versáteis, esses tipos de camas podem ser encontrados nas versões solteiro ou casal. O seu design é moderno, ficando bastante popular nos últimos tempos.

O box tem mais facilidade para ser acomodado no quarto. Afinal, ele é mais compacto e possui o tamanho exato do colchão. O conforto na parte superior é algo diferente nesse tipo de cama.

Normalmente, são usados colchões mais altos, com pillow top, pois são mais facilmente encontrados para esse modelo. O preço é bastante interessante. Portanto, é possível encontrar o preço do box e do colchão por um valor bem acessível.

cama box simples
Cama box simples tradicional

2 – Cama box baú um dos tipos de cama mais procurado.

Essas camas também podem ser encontradas para solteiros ou de casal. Ambas podem vir com baú, dando mais praticidade ao ambiente. É um espaço vago no interior da cama, podendo ser utilizado para guardar objetos pessoais ou roupas de cama.

Porém, esses tipos de camas costumam ter um valor mais elevado. No entanto, a sua vantagem é possuir esse espaço, pois para ambientes menores, pode ser uma boa saída para organizar seus pertences.

box bau o tipo de cama mais procurado
Box Baú um dos tipos de cama box mais procurado

3 – Cama box com gaveta

Deseja ter um quarto mais organizado? A cama box com gaveta é uma excelente opção para você! Encontrada na versão solteiro e casal, ela possui amplo espaço em suas gavetas, dando a opção de guardar as suas coisas e deixar o ambiente visivelmente mais bonito.

Elas são cheias de estilo, modernas, espaçosas e muito confortáveis. geralmente são com puxadores de tecido, mas pode encontrar puxadores tradicionais.

4 – Cama box com cama auxiliar

Essa cama box com cama auxiliar pode ser popularmente traduzida como bicama. Elas possuem as mesmas medidas da cama de solteiro, mas são compostas por dois colchões.

No entanto, antes de comprar esse tipo de cama, teste bem a qualidade dos colchões. A cama auxiliar fica acoplada a esse tipo de cama box.

5 – Cama box com cama dupla

Esse tipo de modelo possui basicamente as mesmas características do anterior. O design desse tipo de cama é padrão, o que pode deixa-la diferente é a cabeceira, que deve ser comprada a parte.

A cama dupla é arrastada, pois fica encaixada na parte inferior da cama box. Os pés desse móvel podem ser ou não cromados.

6 – Cama box com gavetão

Este modelo nada mais é um box de gaveta só que com profundidade, largura e comprimento maior que os box de gavetas comuns. Sua profundidade é menor do que um box baú e menor do que os box de gavetas simples.

7- Cama box com cama para pet

O seu pet gosta de dormir no seu quarto? E ele não aceita dormir no chão e nem em uma caminha especial para ele? Que tal uma cama que vem com um lugarzinho para o seu amiguinho descansar também?

A cama box com cama para pet são excelentes para quem não desgruda do seu animal de estimação nem para dormir. Além de levar sofisticação, elegância e praticidade para o seu quarto.

O box para o pet possui um bom espaço útil e pode ser usado como cama para pets de pequeno e médio porte. Ou ainda, para os bichanos. Esses tipos de camas foram projetados para proporcionar conforto para você e para o seu fiel amigo.

8 – Cama box de mola

Geralmente, as camas box com molas são muito procuradas por jovens. Acham legal a adaptabilidade das molas na hora de deitar. Porém, com o tempo, elas ficam desgastadas e podem acabar prejudicando o seu sono. E ainda, a sua coluna.

São bonitas e modernas. No entanto, é necessário tomar cuidado para que as molas não se desgastem rapidamente. Portanto, pular nesse tipo de cama não é uma opção muito favorável.

9 – Cama box conjugado

Esse tipo de box já vem com um colchão acoplado, sendo eles de espuma ou molas, geralmente este tipo de cama box é de qualidade inferior a maioria das camas e colchões. São encontradas como opção de baixo custo, porém é de dificil locomoção pois sua altura acaba sendo maior do que as demais camas. Esses tipos de camas podem possuir cama auxiliar. Porém, não são todas as versões.

10 – Cama box com baú e cama auxiliar

Praticidade e comodidade. Essas são as palavras que definem a cama box com baú e cama auxiliar. Afinal, ela deixa o ambiente mais funcional, sem perder o charme.

Esses tipos de cama possuem uma abertura em sua parte interior, que pode ser utilizado com guarda roupa. O ambiente fica totalmente organizado! Além disso, há uma cama auxiliar.

Então, caso você receba aquela visita inesperada, já tem onde acomodá-la. Dormir no chão não é nada confortável.

11 – Cama box bi-partida

A vantagem da cama box bipartida é o seu transporte, pois seu tamanho facilita a entrada de portas, elevadores e principalmente escadas, Portanto, caso precisar mudar de residência ou de quarto, esse modelo de cama é bastante fácil de ser levado para o novo ambiente.

Todas as outras versões de cama box você encontra na opção Bi-partida.

Elas comportam qualquer tipo de colchão ou de cabeceira. Por isso, são bem adaptáveis a qualquer tipo de decoração.

Geralmente as camas box bi-partidas são para colchões maiores que o tamanho casal padrão(138×188) mas é possível encontra-las em qualquer outro tamanho.

Exemplo de camas box bi partidas

Colchão Queen Size: 158×198 Cama box: 2 peças de 079×198.

Colchão King Size: 193×203 Cama box: 2 peças de 096×203.

Viu quantos modelos de cama box existem? As medidas de camas box são iguais ao dos colchões sendo fácil sua escolha.

  • Solteiro: 88cm x 188cm;
  • Viúva: 128cm x188cm;
  • Casal: 138cm x 188cm;
  • Queen Size: 079×198 duas peças (bi-partida)
  • King: 193cm x 203cm duas peças (bi-partida)

Como você pode ver, ao longo do texto apresentamos vários tipos de camas. Agradando a todas as pessoas! Modelos e design diferentes é o que não faltam. Portanto, se você quer dar uma repaginada em seu quarto, veja qual o estilo combina melhor com o ambiente.

Tipos de cama lista com 41 tipos

  • Cama tradicional de madeira
  • Tradicional de ferro
  • Cama Box
  • Camas com Dossel
  • Cama baú ou basculante
  • Bicamas
  • Cama oriental
  • Flutuante
  • Beliche
  • Triliche
  • Camas de paletes
  • Suspensas
  • Com escorregador
  • Camas com gavetas
  • Tradicional com pés
  • Mini cama infantil
  • Cama Planejada
  • Redonda
  • De Cimento
  • Tecnológicas
  • Hospitalar
  • Cama Alta
  • Cama Baixa
  • Provençal
  • Cabine
  • Sofá-Cama
  • Cama Pet
  • Ajustável
  • Rede
  • Dobravel
  • Paletes
  • Cama box Báu
  • Cama box com gaveta
  • Box com cama auxiliar
  • Box com cama dupla
  • Cama box Pet
  • Com molas
  • Conjugada
  • Com baú e cama auxiliar
  • Box bi-partido
  • Cama box com gavetão

Como você pode ver, ao longo do texto apresentamos vários tipos de camas. Agradando a todas as pessoas! Modelos e design diferentes é o que não faltam. Portanto, se você quer dar uma repaginada em seu quarto, veja qual o estilo combina melhor com o ambiente.

Deixe o seu comentário.

Leia mais: Tipos de colchões

Leia mais: 7 dicas de como comprar colchão

Last Updated on

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing em lojas multimarcas e lojas com direitos de uso das marcas Castor, Ortobom. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em analise de sistemas pela FATEC-SP e especialização Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!