Tipos de conforto de colchões

tabela de conforto de colchões
Tabela de conforto de colchão

Nosso artigo mais lido é o de como escolher colchões, e o que mais chama a atenção dos nossos leitores é o fato de debatermos muito sobre a questão do conforto para a hora de dormir. Para que você saiba ainda mais sobre esse assunto, preparamos um artigo especial que aborda os vários tipos de conforto de colchões para que você decida de forma mais fácil e tenha mais qualidade de sono.

Leia mais: Como escolher colchões em lojas de rua.

  • Extra Macio
  • Macio
  • Confortável
  • Firme confortável
  • Firme
  • Extra Firme
tipos de Conforto dos colchões
Tipos de Conforto dos colchões

Extra Macio

Vamos começar pelos colchões extra macios. Estes são queridinhos dos vendedores, pois são desenvolvidos com muita tecnologia e matérias primas de alto custo. Geralmente este tipo de colchão vem com duplas camadas de molas.

Além das molas na camada principal são colocadas molas no pillow top, deixando o colchão extremamente macio.

Ainda nestas características de extra macio, algumas marcas utilizam camadas de viscoelástico em grandes quantidades, aumentando ainda mais o conforto.

Os colchões de viscoelástico também entram nesta categoria, pois sua finalidade é de moldar totalmente o corpo. Tanto que são vendidos como terapêuticos e as indicações são principalmente para pessoas acamadas e com escaras, condições que exigem conforto extra macio.

O colchão de viscoelástico absorveu o mercado de colchões de água, que no século passado eram utilizados para a finalidade terapêutica.

Para alguns especialistas, um colchão muito macio pode não fazer tão bem a pessoas que não tem nenhuma limitação que a deixe acamada, porque o corpo pode ficar todo curvado, prejudicando a coluna. Por isso sempre recomendamos deitar e experimentar seu colchão.

Colchões Macios

Estes tipos de colchões são fabricados com molas e viscoelástico, ou látex no pillow top. Essa combinação proporciona tamanho conforto que ficou conhecida por dar a sensação de deitar em nuvens.

Vale lembrar que as molas mais comuns neste tipo de colchão são as bonnel e ensacadas individualmente.

Os colchões de conforto macios são bem avaliados na hora da compra, porém eles tem o mesmo problema dos colchões extra macios, por serem colchões que moldam muito o corpo, deixando muitas vezes seu corpo curvado, lembrando a posição ao dormir em uma rede.

Geralmente estes colchões não tem a mesma sustentação de um ano para o outro. Aí entram as reclamações no dia a dia de dores nas costas, e elas passam a ser mais recorrente depois de dois ou três anos para casais de pesos diferentes. Se o colchão for de um lado apenas o rodízio é obrigatório, pois as marcas do corpo são facilmente vistas.

Essa sensação de deitar em nuvens acaba sendo a preferida de crianças e adolescentes. Para eles, as molas bonnel são boas aliadas, já que não deformam tanto quanto um colchão de casal de pesos diferentes.

conforto de colchões


Colchões Confortável

Nós do dicas de colchões recomendamos este tipo de colchão para você que gosta de conforto e durabilidade. Neste tipo de colchão as molas são a principal camada de sustentação. O seu corpo irá moldar, porém a resiliência das molas deixarão seu corpo sem ficar muito curvado.

Os colchões confortáveis são uma versão dos colchões macios de molas com pillow top, viscoelastico em menor quantidade e látex em maior quantidade. Este tipo de conforto faz com que os colchões tenham uma uniformidade de conforto por mais tempo.

Os colchões de látex integral (100% látex natural) de algumas marcas são de conforto confortável, de qualidade e durabilidade alta. Deitar e experimentar é a melhor forma de definir, pois dependendo da marca, os colchões de látex puro podem estar no próximo conforto.

Colchões firmes confortáveis. Um dos tipos de conforto mais recomendado para casais!

Os colchões firmes confortáveis são os que mais vendem para casais, por ser mais resiliente e por proporcionar um conforto equilibrado para casais. Neste tipo de conforto predomina o uso de espuma de poliuretano de alta densidade amparadas pelas molas ensacadas individualmente, molas LFK e Miracoil, que apresentam maior sustentação do que as molas bonnel.

Este tipo de conforto é o que mais se encontra nos mostruários da lojas devido a grande variedade de molas e tipos de pillow top, além das variações de densidades do poliuretano, que vão de 28, 33 e 45, e também o uso de látex de alta densidade.

A vantagem do conforto firme é a durabilidade. Desde a certificação do inmetro as espumas de poliuretano passaram a ter rigorosos testes, o que garante a qualidade das espumas utilizadas. A junção das espumas de densidade 33 e 45, somada as molas de boa qualidade, fazem este tipo de conforto a ter uma vida útil maior e de conforto uniforme.

Muitos especialistas indicam o conforto firme confortável para os clientes que não são adeptos aos colchões de espuma, que será assunto do próximo tópico.

Os colchões de látex puro de algumas marcas, conforme citado no tópico anterior, pode se enquadrar nesta característica de conforto. Por isso, deitar e experimentar é a melhor maneira de escolher.

Apesar de ter um custo elevado, a qualidade se apresenta superior. Este material dificilmente terá diferença de conforto de um ano para o outro.

Colchões firmes

O colchões de espuma de poliuretano ainda são os tipos de colchões mais vendidos no mercado brasileiro, por isso a tabela de densidade é bem conhecida por aqui.

Além do preço mais em conta, este tipo de conforto tem o apelo de colchões semi ortopédicos, que fazem bem para coluna.

Muitos fisioterapeutas indicam o uso dos colchões firmes para quem tem problemas de escoliose e lombalgia.

Vale salientar que o termo ortopédico já caiu em desuso pelos médicos e especialistas em coluna, contrariando a ideia antiga de quanto mais firme o colchão, melhor. Hoje, ter um pouco de conforto é até recomendado para manter a coluna saudável.

Cada caso é um caso, e exatamente por isso, recomendamos pesquisar a Tabela de biotipo de cada fabricante.

Algumas marcas utilizam colchões de molas, mas no pillow top colocam uma caixa de madeira deixando um colchão firme mas de molas. Ter essa informação irá ajudar na relocação do produto, pois colchões com chapas de madeira tendem não subir escadas e entrarem em elevadores.

Colchões Extra firmes – O tipo de conforto mais polemico.

Os famosos colchões ortopédicos são colchões com chapa de madeira e/ou isopor(EPS) na composição. São colchões extremamente firmes, como se estivéssemos dormindo no chão.

Este tipo de conforto de colchão é para quem realmente esta acostumado, tendo em vista que os alguns estudos revelam que este tipo de conforto não faz a curvatura em pontos importantes como quadril e ombros.

Sabemos que este tipo de conforto faz sucessos aos adeptos dos colchões magnéticos e também aos orientais, que por muito tempo dormiram em tatames.

Este tipo de conforto é polemico pois ainda se vende e esta intrinseco na mente de muitas pessoas,quanto mais firme melhor.

Sendo que muitos casais divergem a eficacia total deste conforto.

Dica importante: este tipo de colchão extra firme nos tamanhos queen e king são limitados, por não entrarem em elevadores e subir pelas escadas. Lembre-se de confirmar o tamanho e a particularidade de cada imóvel, para que você evite um incomodo ao receber seu colchão.

Bônus: Colchões moles! um dos tipos de conforto que você precisa saber.


Existem ainda os colchões de água e de ar. As características destes colchões são moles e desajeitados respectivamente. São colchões utilizados em casos extremos de saúde e falta de opções.

Recomendamos que estes colchões sejam utilizados de forma esporádica e não de uso continuo.

Estes são os tipos de conforto de colchões . A cada artigo a escolha fica cada vez mais fácil. Aproveite as nossas dicas e tenha excelentes noites bem dormidas!

Leia mais: Tipos de colchões

Leia mais: Tipos de Cama- lista com 41 tipos

Last Updated on

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing em lojas multimarcas e lojas com direitos de uso das marcas Castor, Ortobom. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em analise de sistemas pela FATEC-SP e especialização Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!