Quer dormir melhor? Faça atividade física.

Fazer atividade física é uma das melhores estratégias para melhorar a rotina de sono. Se você quer dormir melhor todas as noites, é essencial achar um exercício de sua preferência e investir em uma boa rotina.

Mas vamos com calma. Como isso acontece? O que atividade física tem a ver com qualidade do sono? E o que eu posso fazer para melhorar a prática? Tudo isso será respondido a seguir.

Sono e atividade física: o que tem a ver?

Fazer atividades físicas é importante para quem batalha contra a insônia. De fato, existem várias razões pelas quais os exercícios ajudam a dormir melhor.

A primeira delas é a liberação de hormônios na corrente sanguínea quando estamos nos exercitando de maneira saudável. Substâncias como a endorfina e a adrenalina circulam em maior quantidade no organismo quando fazemos atividades físicas.

Os hormônios combatem quadros como a depressão e ajudam em uma boa noite de sono, diminuindo o stress e a ansiedade, que muitos sentem na hora de se deitar.

Além disso, algumas das maiores causas de insônia e distúrbios do sono são dores articulares, obesidade, diabetes e sedentarismo. Todas essas manifestações podem ser amenizadas com a prática regular de atividades físicas.

Como desempenhar as atividade físicas?

Algumas recomendações são necessárias para quem quer praticar exercícios com o objetivo de dormir melhor.

É indispensável verificar se você não possui restrições médicas à prática de determinados exercícios. Escolher uma atividade que agrade é sempre melhor, desde que haja a permissão médica para se jogar em uma boa rotina de desenvolvimento físico.

dormir melhor atividade fisica

Outra dica é reservar os horários corretos para fazer atividades físicas. A endorfina, hormônio liberado quando nos exercitamos, estimula o organismo.

É por isso que muitas pessoas se sentem renovadas e agitadas depois de praticar. O ideal é ter algumas horas para relaxar antes de dormir.

Dicas para dormir melhor

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância dos exercícios quando falamos de sono, fique atento as nossas dicas!

Tenha um horário regular

O sono é reparador para quem pratica atividades físicas regularmente. Dormir provoca a regeneração os músculos e reequilibra os hormônios no organismo.

Para que todos esses benefícios sejam garantidos, é importante ter um horário para se deitar e para se levantar. Você até pode dormir menos de 8 horas, desde que o sono seja de qualidade para regenerar o corpo.

O que importa é o período em que você realmente descansa. Não adianta acostumar o organismo a dormir às 23 horas, e se deitar às 20 horas achando que vai cair no sono rapidamente.

Não vá dormir agitado

Você não vai dormir melhor se sair da academia, tomar um banho e se deitar. Como já falamos, o corpo precisa voltar ao padrão de funcionamento.

O mesmo vale para outras atividades estimulantes antes de dormir. Mexer no celular, por exemplo, é um hábito bastante prejudicial. Mesmo assim, a maioria das pessoas não perde essa rotina de consultar as redes sociais, os e-mails e as mensagens antes de dormir.

Tente acalmar o organismo, leia um livro e faça uma janta leve. Tudo isso desacelera o seu corpo.

Invista em um bom ambiente

Se você quer dormir melhor, o ambiente faz toda a diferença. Não é possível ter uma boa noite de sono em um local barulhento e iluminado.

O corpo se adapta aos ambientes de silêncio, e a ausência de luz libera os hormônios do sono, necessários para colocar o organismo nesse estado. Os cuidados são indispensáveis para ter um descanso saudável, e não superficial.

Não se esqueça de verificar se o seu colchão é adequado para o tamanho do corpo. Relaxar a musculatura corretamente é importante para quem faz exercícios.

Conclusão: Inicie suas atividades físicas hoje mesmo para melhores noites de sono!

Fazer atividades físicas ajuda a dormir melhor, mas você também precisa tomar cuidado com a qualidade do ambiente e os hábitos sustentados antes de deitar. Assim, é possível ter uma boa noite de sono!

Leia mais: 7 dicas simples para dormir bem

Leia mais: Como escolher colchão

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!