Principais distúrbios do sono guia simples!

Ter um distúrbio do sono é um problema que atinge muitas pessoas na atualidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 45% da população mundial tem algum distúrbio relacionado ao sono*. Os principais distúrbios do sono são :

  • insonia
  • apneia do sono
  • distúrbio do sono REM
  • Sonambulismo
  • paralisia do sono
  • bruxismo
  • narcolepsia

principais disturbios do sono

Os dados realmente assustam! Para lidar com esse risco, é importante conhecer mais sobre os problemas e ficar atento aos sinais. Acompanhe o nosso conteúdo a seguir e esteja preparado!

Mas, afinal, quais são os principais distúrbios do sono?

1. Insônia o principal disturbio do sono do mundo moderno

Você provavelmente já ouviu falar de alguém que sofre com insônia. Apesar de comum, a condição é bastante complicada.

Esse distúrbio do sono é caracterizado por dificuldades para adormecer ou manter o sono durante longos períodos de tempo. É comum que as pessoas com insônia reclamem de despertar muito durante a noite.

As consequências são inúmeras. Em primeiro lugar, você desperta no meio dos ciclos do sono. Além disso, quem não dorme direito perde a concentração e a capacidade de memória.

2. Apneia do sono

A apneia é um distúrbio do sono que tem relação com a respiração. Quem sofre com essa perturbação perde o ar, por conta da interrupção do fluxo normal da respiração durante a noite. Alguma das vias aéreas fica obstruída.

Quem tem apneia do sono costuma acordar várias vezes ao longo da noite para recuperar a respiração normal. Geralmente, é um despertar muito brusco, como se você levasse um susto.

3. Distúrbio do sono REM

Poucas pessoas conhecem essa perturbação pelo nome de distúrbio do sono REM. Porém, grande parte da população mundial apresenta sintomas perigosos.

Durante o sono REM, o normal é que ocorra um grande relaxamento muscular. As pessoas que sofrem dessa condição possuem dificuldades em inibir os músculos. Consequentemente, o corpo fica rígido e inflexível.

O problema está nos movimentos, que são agressivos e bruscos.O corpo está sem controle, mas os músculos funcionam. Muita gente se machuca por conta disso.

4. Sonambulismo

O sonambulismo é um distúrbio do sono muito conhecido e comum durante o desenvolvimento infantil. O perigo começa a aparecer quando a situação se torna frequente e coloca a pessoa em risco.

As consequências para o funcionamento cerebral também existem. Afinal, o padrão de ativação do cérebro nos períodos de dormência já é estabelecido. Se você caminha pela casa, por exemplo, outras áreas são ativadas indevidamente.

5. Paralisia do sono

A paralisia do sono é retratada como um dos transtornos mais complicados entre as perturbações noturnas. O desenvolvimento é uma consequência direta de situações de muito stress ou ansiedade.

Durante uma crise, a pessoa que sofre de paralisia do sono fica incapaz de movimentar o corpo. É como se os músculos estivessem congelados.

Ela está consciente e pode perceber o que ocorre no espaço,mas não consegue se mexer. Por isso, uma atmosfera de terror e desespero é criada.

6. Bruxismo

O bruxismo é um distúrbio do sono que possui ampla relação com os músculos e a dentição. De maneira simples, quem sofre dessa perturbação range e aperta a arcada dentária durante o sono.

É como uma incapacidade de relaxar os músculos da mandíbula,que pressionam os dentes uns contra os outros. Tudo isso é realizado de forma inconsciente.

As consequências são diversas. Além do desgaste dentário, a pessoa pode sofrer de dores de cabeça.

7. Narcolepsia um tipo de distúrbio do sono letal.

A narcolepsia é um distúrbio em que a pessoa não consegue controlar quando vai dormir. Por isso, ela pega no sono em qualquer lugar e a todo momento, tornando os surtos bastante imprevisíveis.

Depois de alguns minutos, o corpo desperta e retorna às atividades normais. Além de causar um grande transtorno, a pessoa fica desamparada e pode estar em risco ao pegar no sono em qualquer lugar. Afinal, é difícil controlar uma crise.

Conclusão: busque ajuda médica!

dormir bem
Insonia

Conclusão dos principais distúrbios do sono

Essas são apenas algumas das possibilidades para quem corre o risco de ter distúrbios do sono. Se você quer dormir melhor, acompanhe a qualidade do seu sono de maneira regular. Se observar qualquer sinal estranho,é importante buscar um profissional!

Quem vai utilizar o colchão?

Solteiro
Casal

Qual o peso máximo de quem vai utilizar? (casal escolher a pessoa mais pesada)

até 80 kg
Até 110 kg
Mais de 110 kg até 160kg

Qual o tipo de conforto que você procura?

Extra Macio
Macio
Intermediário Macio
Intermediário Firme
Firme
Extra Firme

Leia Mais: 7 simples dicas para dormir melhor

Leia mais: como escolher colchoes

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Atualmente é o maior blogueiro imparcial de colchões do Brasil, com mais de 30 mil visitantes únicos por Mês (SEMRUSH E GA) Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!