Plantas para quarto: espécies para melhorar a qualidade do sono!

Lírio da paz, babosa e samambaia-americana são algumas das opções de plantas para quarto.

Mais do que auxiliar no sono, elas também reduzem o estresse e a ansiedade. Veja as espécies mais indicadas para serem cultivadas no quarto.

Quais são as plantas para se ter no quarto e ajudar a dormir melhor?

Plantas para quarto
Plantas para quarto

São várias as pessoas que têm dificuldade para dormir. Segundo um levantamento feito pelo Instituto do Sono, de São Paulo, 70% dos brasileiros tiveram o sono afetado durante a pandemia do coronavírus. 

Para conseguir ter um noite bem dormida, existem algumas ações que podem ser realizadas, sendo uma delas contar com plantas para dormir profundamente. As plantas são ótimas para várias coisas, seja para decoração, hidratação da pele e cabelo, e também são boas aliadas da saúde. 

Dentre as várias funções, encontramos a de conseguir interferir positivamente no sono. Mas tenha calma, porque não são todas as espécies que nos beneficiam desta forma, algumas têm também o poder de fazer o efeito contrário. Se está com dificuldade para dormir e em busca de uma solução saudável e ecológica, confira neste artigo as melhores plantas para o quarto e dormir profundamente. 

Leia mais: Tipos de travesseiros

As melhores plantas para o quarto

plantas no quarto
Plantas no quarto

A adoção de plantas em todos os ambientes da casa tem sido bastante comum entre jovens e adultos – até chegam a se denominar como mãe de plantas. Apesar da iniciativa, é preciso saber escolher qual a melhor para cada tipo de espaço. Confira as dicas a seguir:

Lírio da paz

O Lírio da paz é uma planta que se destaca e chama atenção por sua beleza e delicadeza. Ele leva esse nome exatamente pelo fato de ser branco e essa ser a cor que melhor representa a paz.

Considerado uma planta mística, ele é conhecido pelo seu poder de absorver as energias negativas, tanto de pessoas como de ambientes. Sendo esse, um dos motivos que faz com que seja uma boa escolha para quem busca opções para equilibrar as energias do quarto e tornar o ambiente mais calmo.

Samambaia americana

Uma das principais escolhas dos brasileiros, a Samambaia americana é uma planta rústica e ótima para decoração dos cômodos das casas, principalmente dos quartos pelo fato de  tornarem o ambiente mais agradável devido a umidade liberada por sua transpiração. 

Apesar dos seus benefícios, é preciso saber como cuidar, pois ela precisa de uma atenção especial, como: vaso, iluminação, rega, poda, ventilação, adubação. Assim, ela continua bonita e trazendo efeitos positivos para o ambiente e sua saúde. 

Crisântemo

O Crisântemo é bastante conhecido por suas belas flores que chamam atenção de todos que estão no espaço. Mas, não é só pela beleza que essa planta se destaca, ela também possui algumas funções, como: repelir mosquitos, baratas e moscas. Por isso, quando plantadas em jardim, afasta os insetos.  

Para o sono, ela também é uma boa escolha. O chá de crisântemo, principalmente o branco, tem propriedades que auxiliam na melhora de: pele seca, varizes, músculos doloridos, inchaço, dor de garganta e febre. 

Gérbera

Uma planta que não exige tantos cuidados e que se adapta às temperaturas e tipos de solos, a Gérbera possui cores vibrantes que trazem alegria, delicadeza e leveza para o espaço a qual está inserido, não é atoa que costuma ser utilizada em casamentos. 

Apesar dos seus benefícios e tonalidades, a Gérbera tem o poder de remover substâncias tóxicas, como o benzeno, absorver o dióxido de carbono e liberar o oxigênio, o que causa melhora na qualidade do ar e facilita a respiração.  

Babosa

Seja para o corpo, pele ou cabelo, com certeza a babosa é uma ótima escolha e traz benefícios. Por possuir propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias e gerar oxigênio, faz com que consiga purificar o ar e eliminar as substâncias químicas presentes em produtos de limpeza. 

Algo que precisa saber sobre essa planta, é que ela é fácil de cultivar, principalmente porque ela não precisa ser regada o tempo todo. A única coisa que precisa de atenção é na posição em que está dentro do quarto, pois é necessário que receba luz solar direta. 

Jiboia

Assim como outras que já foram citadas neste artigo, a Jiboia também consegue purificar o ar. Isso acontece porque ela remove resíduos presentes no ambiente, como: formaldeídos e benzeno. Por essa ação, ela chega até ser uma recomendação da NASA para se ter dentro de casa. 

A Jiboia é uma planta delicada que cabe em vasos e não precisam ficar expostas diretamente ao sol. Ela é resistente e com um pouco de água ela já consegue se desenvolver. 

Camedórea-elegante

A camedórea-elegante é uma planta que auxilia na medição de umidade. Isso porque, quando há pouca umidade no ar, suas folhas ficam amarelas, podendo até ficar com as pontas secas. 

Porém, esse não é o único benefício desta planta, pelo contrário ela também serve como purificadoras do ambiente, pois retira as substâncias tóxicas. Fáceis de serem cultivadas, precisam de regas constantes e não são tão amigas do ar-condicionado. 

Jasmim

Jasmin tem vários significados, em cada lugar do mundo ela está associada a algo. Seja como amuleto de proteção, amor, inocência, não importa são sentimentos positivos. 

Mas, ela também tem outras funções. Por ter substâncias analgésicas, antioxidades e apresentar efeito calmantes, seu chá pode ser constantemente recomendado para: dores de cabeça, dor na coluna, dor muscular e uma boa recomendação para melhorar cólicas menstruais.  

Plantas para dormir profundamente

bambu da sorte no quarto
Bambu da Sorte no quarto

Apesar dos exemplos citados também serem bons para melhorar o ambiente, o que, consequentemente favorece a qualidade do sono, existem algumas plantas para dormir profundamente que são mais recomendadas por suas propriedades. Veja quais são: 

Kava-kava

Muito utilizada para tratar casos de ansiedade, agitação e tensão, a Kava-kava ou Cava-Cava, é uma planta medicinal que costuma ser recomendada por profissionais da saúde especializados para tratamento de alguns casos.  

Seus benefícios se devem a uma importante substância ativas, a kavalactonas. Segundo estudos, ela se assemelha a medicamentos ansiolíticos, o que possibilita a regular a ação do neurotransmissor GABA no cérebro. 

Por ter efeitos que podem acalmar, ela é uma opção de plantas para dormir profundamente. O melhor, é que esse é um “medicamento” natural. Mas, lembre-se: consulte um profissional antes de começar a utilizá-la. 

Lavanda 

Seja para insônia ou ansiedade, a lavanda é uma ótima escolha de plantas para dormir profundamente. Isso porque ela tem propriedades que acalmam, cicatrizam e desinfectam. Por essa razão, tem sido uma das principais escolhas das pessoas que buscam um remédio natural. 

As substâncias presentes nesta planta aumentam a atividade de ondas cerebrais alfa – responsáveis pelo relaxamento – e diminuem as ondas beta que ficam frequentes quando estamos em alerta. Ter essa planta em no quarto ou utilizar os óleos feitos com ela potencializam o sono e auxiliam na realização da “higiene do sono”. 

Bambu da sorte

Utilizada para harmonizar os cômodos, o bambu da sorte ativa a energia dos ambientes e é uma planta que atrai prosperidade, sorte e fortuna para quem possui.  Mas, para isso, segundo Feng Shui, é preciso se atentar ao número de hastes que estará no arranjo, pois são eles que ditam o tipo de energia. 

1 ou 2 hastes atraem boa sorte; 3 ou 6 hastes atraem a felicidade; 5 ou 7 hastes atraem a saúde e é a mais indicada para a cultivação em quartos; 8 hastes atraem prosperidade; 9 hastes atraem boa fortuna; e por último, bambu da sorte com 21 hastes significa benção divina. 

Filodendro

Se está querendo melhorar a umidade do ambiente ao seu redor, não exite em contar com o filodendro. Essa planta, que tem folhas grandes e adora espaços quentes e confortáveis, perdem a umidade mais rápido do que as demais, sendo essa a razão que faz com que melhorem a qualidade do ar. 

Entretanto, não é só isso que faz com que o filodendro se destaque. Pelo fato de possuírem formaldeído, um composto que, em temperatura ambiente, evapora com facilidade, a planta consegue purificar o ar do local em que está presente. 

Clorofito

Também conhecida como paulistinha e gravatinha, o clorofito é uma planta ornamental que consegue purificar o ar da casa e eliminar as substâncias nocivas do ambiente. 

Bastante presente em casas, escritórios e apartamentos, é fácil de ser cultivado e consegue fazer a purificação do ar porque remove o dióxido de carbono da atmosfera e produz oxigênio durante a fotossíntese da clorofila. 

As substâncias mais comuns de serem removidas por essa planta são: monóxido de carbono – produzido após a combustão do tabaco, metano e gasolina – e xileno de ambientes domésticos – monóxido de carbono e xileno de ambientes domésticos. 

Ficus-elástica

Comuns nas ruas da cidade de São Paulo, as ficus-elásticas também são ótimas escolhas para o interior das casas. Se essa for sua escolha, não esqueça de deixá-la próxima a janela ou na varanda, porque ela precisa de uma boa iluminação. 

Além de melhorar a decoração dos ambientes, essa planta tem finalidades curativas e são boas tanto para o ambiente como para a saúde ao preservar a atmosfera e absorver o humor, o que promove também uma boa noite de sono. 

Já para saúde ou estado emocional, costuma ser recomendada para quem tem alguma dificuldade na dicção. Mas, não é só isso, ela também pode impedir a formação de hidropisia e tumores porque ajuda a remover o excesso de líquido do corpo. 

Gardênia

Duas das principais causas da insônia são estresse e ansiedade. Controlar esses dois é uma forma de voltar a ter uma boa noite de sono e descansar. Antes de apelar para os remédios farmacêuticos, que tal apostar na gardênia?

Essa planta possui propriedades medicinais e é bastante comum de ser utilizada em Aromaterapia, tendo como principal função proporcionar um efeito tranquilizante. Ela também é constantemente utilizada como remédio caseiro para gripes e resfriados. 

Se está em busca de calma e relaxamento, não deixe de contar com os benefícios da gardênia. 

Por que ter uma planta no quarto?

plantas no quarto

As plantas, além de serem aliadas da decoração, também trazem benefícios para o dia a dia, como, ter uma melhora no sono e purificação do ar. Tê-las nos quartos, é uma forma de deixar o ambiente mais limpo e leve e, com isso, poder deixar o espaço como um bom local para descansar. 

Benefícios para a saúde

De purificação do ar a melhora de dores e gripes e resfriados, as plantas são boas aliadas da saúde quando escolhidas e cuidadas corretamente. Elas têm o poder de diminuir o estresse, ansiedade e até mesmo a depressão. Além disso, com elas é possível limpar a energia dos espaços.

Por serem naturais, evitam que você precise fazer o uso de química no seu corpo, sendo uma alternativa de medicamento saudável e que cada dia mais tem se tornado o xodó de muitas pessoas. Sejam as plantas físicas ou óleos, é possível utilizar os benefícios que elas têm a oferecer. 

Técnica de Feng Shui para as plantas do quarto

Feng Shui tem toda uma estratégia de posicionamento das coisas para melhorar os ambientes e absorver as energias positivas. As plantas também estão presentes nesse método que se popularizou e é adotado em muitas partes do mundo. 

Cada cômodo da casa precisa de uma planta diferente, em alguns casos, pode acontecer de uma planta poder ser colocada em dois ambientes. Para Feng Shui, as mais recomendadas são: alecrim e a lavanda.

Posicioná-las corretamente também é uma forma de aproveitar melhor os benefícios que as plantas têm para oferecer a sua saúde e casa. 

Cultive plantas no seu quarto e tenha uma boa noite de sono!

plantas no quarto dicas
Dicas para ter plantas no quarto

Uma noite mal dormida pode ocasionar em várias coisas durante o dia e, em geral, elas nunca são boas. Afinal, quando estamos dormindo é o momento em que conseguimos descansar, relaxar e renovar nossas energias para o próximo dia. 

Como vimos neste artigo, uma das formas de conseguir ter um sono melhor é contar com os benefícios das plantas. Seja para uma melhora no sono, diminuição do estresse e ansiedade e até mesmo de outras dores corporais, é possível ter ao colocar uma planta no quarto. 

Mas, não é só nesse ambiente que elas são bem-vindas. Pelo contrário, todos os espaços da casa podem receber as plantinhas, pois além de melhorar a energia dos ambientes, também conseguem purificar o ar, dessa forma, proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Agora que você já sabe quais as vantagens das plantas para dormir profundamente, não perca mais tempo! Garanta a sua e tenha uma boa noite de sono.

Colaborou com o texto o Portal Vida Livre

Você vai gostar também:

Colchão de molas ou espuma qual é o melhor?

23 Dicas para quem sofre com Insônia

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!