Efeitos da música para dormir melhor.

Efeitos da música para dormir melhor.
musica para dormir melhor

Utilizar a música para dormir melhor pode ser uma excelente estratégia, apesar de ser um pouco menos conhecida. De fato, existem até seleções especiais de melodias que ajudam a pegar no sono com facilidade.

Quer entender mais sobre a relação entre música e sono saudável? Acompanhe o nosso conteúdo a seguir e aprenda como você pode utilizar diferentes canções para proporcionar uma noite de sono de qualidade.

Música para dormir melhor: funciona mesmo?

Não há dúvidas de que ouvir música pode ajudar a dormir melhor. Essa tem sido a estratégia adotada por muitas pessoas que encontram dificuldades para dormir.

Os aplicativos reprodutores de música mais famosos da atualidade, como o Spotify, já investem em seleções exclusivas para os que sofrem de insônia. Mas por que será que as músicas ajudam tanto?

Uma boa explicação está na capacidade das melodias de melhorar a concentração e o relaxamento. Algumas músicas, nesse sentido, fazem com que você se esqueça dos problemas e do sentimento de ansiedade, que é comum para quem não consegue dormir.

Leia mais: Dormir melhor? faça atividade física

O estilo musical faz diferença?

Já que a música para dormir precisa ser relaxante, será que o estilo importa? Como era de se esperar, a resposta é positiva.

Os estímulos sonoros caminham até o nosso cérebro, estimulando o funcionamento específico de acordo com o tipo de som. Assim, se você está ouvindo músicas agitadas, é provável que seus batimentos cardíacos aumentem, incentivando o estado de alerta.

Você deve preferir os ritmos mais tranquilos, sem muitos vocais altos na hora de dormir. Esse padrão faz toda a diferença.

Dicas para usar a música para dormir

Se você quer experimentar a utilização de música para dormir, algumas dicas são importantes. Não deixe de conhecê-las:

Cuidado com o volume

Se você quer dormir melhor e sentir os efeitos da musica, não deve colocar um som ensurdecedor na hora de se deitar. Em primeiro lugar, esse tipo de atitude prejudica a sua audição, que pode se perder aos poucos.

Depois, é mais fácil ter picos de adrenalina quando a música está alta. Com isso, fica ainda mais complicado pegar no sono.

Quando estamos em um quarto escuro, o ideal é que não existam muitos barulhos. A capacidade de ouvir aumenta, e você não precisa deixar a música alta para desfrutar das melodias.

Verifique o tempo

Não há muitas restrições quando o assunto é deixar a música tocando a noite toda. Você só deve tomar cuidado com o volume, para que o som não te desperte depois.

Entretanto, o mais recomendado é que a melodia acabe após algum tempo. Assim, o sono fica mais tranquilo e não corre o risco de interferências.

Se o seu dispositivo possui a função de desligamento automático, use e abuse dela. Se não, você pode deixar a música tocando até acordar no dia seguinte.

Invista em conforto

O conforto é indispensável quando o assunto é música para dormir. Usar fones de ouvido, por exemplo, é uma ação bastante prejudicial na hora de encostar a cabeça no travesseiro. Se você já tentou, sabe do que estamos falando.

Como o barulho no quarto é quase nulo, o recomendado mesmo para dormir melhor é deixar uma pequena caixa de som com as músicas. Você também pode colocar o seu celular no modo sonoro, deixando o aparelho ao lado da cama.

Aposte em instrumentais

Músicas com vocais podem até ser benéficas para o sono, dependendo da voz e da tonalidade da canção. Entretanto, o ideal é que você escolha uma melodia essencialmente instrumental.

O seu organismo acompanha a melodia dos instrumentos e pode relaxar com maior facilidade, do que quando há a interação com vozes. Experimente separar uma playlist só com as músicas para dormir, investindo em instrumentos que inspiram a tranquilidade e a calma.

Conclusão: Já está pensando na sua playlist? 

Agora que você já conhece as vantagens de ouvir música para dormir melhor, que tal preparar uma playlist exclusiva? Assim, as suas noites de sono podem ser bem mais relaxantes!

Leia mais: Como escolher colchão

Leia mais: Tipos de conforto de colchões

Array
Sobre Marcelo

MarceloMarcelo Katayama fundador do site.
Atualmente é o maior blogueiro imparcial de colchões do Brasil, com mais de 30 mil visitantes únicos por Mês (SEMRUSH E Google Analytics). Fazendo Reviews e dando dicas de como escolher colchão!
Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados.

Trabalhou 14 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing.
Atuei também em agências como FBS Mídia, Grupo RBS e Grupo Vega como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM.

Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil e Copywriter pela Você Ligado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*