Feng shui para quarto

Você sabe o que é feng shui? Neste artigo, conheça esta técnica milenar e como ela pode ajudar no bem-estar do seu quarto.

Você já ouviu falar em técnica de feng shui para o quarto?

Feng shui para quarto

Originado na China há mais de seis mil anos, o feng shui é uma técnica milenar que, em mandarim, significa “vento” (“feng”) e “água” (“shui”). A junção de tais palavras como o nome desta filosofia explica-se pelo seu objetivo: assim como se pode observar através da passagem da água e do vento, o que se busca com ela é a harmonia das coisas.

Tendo como base a crença taoísta no chi, a força que tudo habita formada por polos opostos (yin e yang), feng shui consiste em um grupo de métodos de criação e organização de móveis, objetos decorativos – e mesmo prédios inteiros! – a fim de balancear o yin e o yang, alcançando, portanto, harmonia no chi dos locais.

Um destes locais é o quarto, visto que, por ser o principal ambiente da intimidade amorosa, do descanso e do relaxar, ele deve estar livre de energias negativas. Nos próximos tópicos, você conhecerá meios de maximizar o feng shui do seu quarto, garantindo assim um pleno restabelecimento do chi de seus habitantes.

Leia mais: 23 dicas para dormir melhor



Técnicas de feng shui para o quarto

quarto harmonizado e colchão

Vários são os métodos feng shui específicos para o quarto. A partir de agora, conheça os benefícios na escolha dos melhores objetos, posições e cores e como eles trazem harmonia a este cômodo.

Cabeceira da cama

A posição da cabeceira da cama é a primeira decisão a se tomar, pois ela influenciará a disposição da cama e do restante dos móveis. Você deve colocar a cabeceira contra uma parede sólida, deixando espaço disponível à esquerda, direita e no pé da cama. Portanto, nada de um lado da cama encostado totalmente nas paredes!

Além disso, escolha uma cama que realmente tenha uma cabeceira, seja de madeira ou metal – o importante é que seja lisa, sem furos, pois a cabeceira representa apoio e estabilidade na vida. Escolha uma cabeceira de barras e você se sentirá como em uma prisão.

Posição da cama

Além de estar colada à parede, a posição da cama em relação ao restante do quarto é essencial para o balanço geral deste cômodo. A fim de garanti-lo, você deve colocá-la no meio do quarto, dividindo-o em partes simétricas. Assim, você obterá a sensação de equilíbrio prescrita por feng shui.

Também é importante que a cama não mire a porta diretamente, pois seu subconsciente teria sempre uma expectativa de interrupção a qualquer momento. Além disso, evite a posição do caixão, na qual seus pés apontam para a porta. Tudo isso lhe garantirá a chamada posição comandante, a qual gera uma sensação de segurança, especialmente na hora do sono.

Limpeza e organização do quarto

A filosofia feng shui entende que a limpeza é um dos meios mais efetivos que você pode empregar no restabelecimento do chi de um espaço. Em relação ao quarto, uma dica valiosa é não deixar nada embaixo da cama, pois objetos ali guardados afetam seu sono, te colocando em um estado yin, ou seja, muito passivo em relação aos fatos da vida.

Considerar o que deve ser armazenado no quarto é crucial para garantir qual energia está sendo produzida. Correspondências de antigos amores impedem que seu atual relacionamento evolua. Sapatos e bagagens distorcem a função do quarto, ao transmitir a sensação de que há afazeres a serem realizados, ao invés de ser a hora de descansar e relaxar. 

Leia mais: Como escolher colchão

Itens de decoração que trazem conforto e melhoram a qualidade do sono

Conforme dito acima, manter certos itens no interior do quarto altera a energia do local, impedindo que o repouso aconteça. A fim de ter uma boa noite de sono, dê preferência a objetos ligados ao ato de dormir, como cobertores, almofadas e lençóis. Usar algumas plantas também pode trazer um resultado satisfatório.

Considerando a cama o espaço em que você passará pelo menos oitos horas deitado, aplicar  feng shui na sua escolha é mais do que válido. Assim, permita-se escolher uma cama e colchão com o máximo de espaço possível, pois será nele que você relaxará e fugirá do nosso mundo de mudanças constantes.

Para decorar, a dica é pensar o que você deseja atrair para si quando estiver escolhendo os itens, pois, como veremos adiante, eles têm grande impacto.

Luz natural

Luz é energia em seu estado mais puro! Por isso, fugir das luzes artificiais é um mandamento feng shui. Assim, instalar as janelas do quarto na direção do nascer do sol e abrir as cortinas quando acordar lhe fará despertar com mais disposição e pronto para enfrentar a rotina.

Caso seja impossível fugir da luz artificial, a dica é escolher lâmpadas fluorescentes que imitam a luz natural e não usar iluminação na cor azul, visto que esta é danosa para a visão.



Dicas de feng shui para quarto de casais

feng shui em quarto casal

Morar com o seu parceiro significa que o quarto é um espaço comum, ou seja, modificá-lo será uma decisão conjunta. Assim, aproveite para apresentá-lo a estas dicas de como aplicar feng shui no quarto de casal.

Decoração em dose dupla

Na filosofia feng shui, os pares são interpretados como promotores de uma energia harmoniosa e amorosa. Portanto, ainda que você não esteja em um relacionamento ou more com o seu parceiro, busque mobiliar seu quarto como se você o dividisse com o amado. Desta forma você o estará atraindo.

O mais indicado é colocar pares dos objetos necessários para dormir (cobertores, almofadas e lençóis), mas não há nenhum problema em duplicar objetos como poltronas e lamparinas.

Leia mais: Colchões de látex Guia completo

Espaço de circulação de ambos lados da cama

Ter os lados da cama livres ajuda na circulação do chi, proporcionando um ambiente mais equilibrado. Para tanto, a dica é ter duas mesas de cabeceira, uma de cada lado da cama. Assim, você terá um quarto mais simétrico, o que auxilia na sensação de harmonia e na elevação do chi do local.

Mas, se você realmente quiser maximizar o fluxo desta energia tão cara a feng shui, coloque um vaso de planta em cada uma das mesas. Recomendamos jasmim, valeriana ou lavanda.

Quadros e fotos que incentivem o romance

O estilo de arte em um ambiente tão íntimo como o quarto diz muito a respeito do casal que ali habita, bem como impacta na energia produzida. Assim, a fim de dar uma ajudinha para o romance prosperar, feng shui tem algumas técnicas que podem te auxiliar.

O primeiro passo é deixar as fotos de família para um outro cômodo da casa, pois, quando elas estão presentes, o chi do casal se concentra nas relações familiares, e não em seu próprio relacionamento amoroso. O melhor é escolher pinturas e esculturas com temática ou que venham aos pares. Assim, mesmo que você esteja solteiro, estará atraindo o amor.



O que pode piorar a energia do quarto?

cuidados feng shui colchão

Até este momento, você conheceu as técnicas feng shui para atrair determinadas energias e agir ativamente no alcance da harmonia em seu quarto. Agora, você aprenderá que uma parte importante desta filosofia diz respeito ao que evitar.

Fotos antigas e de pessoas falecidas

Como já vimos, as fotos de família direcionam o seu chi e o do quarto para as relações familiares. O mesmo vale para outros tipos de fotografia, sendo que o melhor é evitar fotos antigas ou de pessoas falecidas, pois elas são uma âncora para o passado, te impedindo de evoluir e seguir em frente.

Caso você faça muita questão em manter alguma foto em seu quarto, o melhor é conservá-las limpas e em boas condições, em razão de o chi atraído por elas ser mais positivo, sendo que esta dica vale para qualquer outro tipo de objeto.

Objetos quebrados e remendados

Em sua filosofia, feng shui prescreve que nós devemos jogar fora todo e qualquer objeto já quebrado, remendado ou passível de ser consertado. Pode parecer uma regra um tanto radical, porém há uma boa explicação: objetos neste estado contribuem com a circulação de energia negativa, bem como bloqueiam a entrada de novas energias positivas.

Há situações, como os casos de um objeto com valor sentimental ou que você considere o custo-benefício de consertar mais válido, em que é difícil seguir esta regra, mas acredite, você não quer energias negativas permeando o seu quarto.

Prateleiras e armários sobre a cama

Muitos usam o espaço acima da cama para instalar prateleiras e armários, a fim de otimizar espaço, o que de início parece algo positivo. Porém, considerando os ensinamentos feng shui, o melhor é deixar esta área totalmente desobstruída, para permitir o fluxo de energias que auxiliam no padrão de seu sono.

Porém, caso te seja impossível não usar a parte sobre a cama, preste atenção em quem te deu estes objetos e quais as emoções que eles te provocam, preferindo guardar apenas objetos relacionados ao ato de dormir.

Evite espelhos na direção da cama

A questão aqui não é não ter um espelho dentro do quarto, apesar de isto ser relativamente preferível. O problema acontece quando ele está na sua linha de visão ou alinhado com a sua cama, visto que, para a filosofia feng shui, espelhos em frente à cama são um convite para uma terceira pessoa adentrar seu casamento.

Além disso, espelhos refletem a energia através de um espaço fechado, o que, em um quarto, gerará interrupções no sono. Mas, tomando os cuidados descritos aqui, você poderá instalar um espelho em seu quarto tranquilamente, até porque eles são excelentes meios de deixar um cômodo pequeno parecendo maior.



Cores para ajudar a equilibrar a energia do quarto

cores no quarto segundo feng shui
Cromoterapia para quartos

Um dos pilares da filosofia feng shui, as cores têm um significado e uma função próprios. Aqui, você entenderá como identificá-los e quais tons auxiliam em ter um sono melhor.

Tons de amarelo

Do amarelo mais comum ao ouro, os tons desta cor simbolizam sabedoria, poder e paciência, são um estimulante para a saúde e abençoam o casamento e os relacionamentos em geral, sendo que a filosofia feng shui estipula que estes tons estão ligados aos elementos terra e fogo.

O amarelo, em todos os seus tons, é perfeito para deixar o quarto aconchegante e é indicado para os quartos que recebem a luz do sol vindo da direção sudoeste.

Tons de rosa e lilás

Os tons de rosa estão conectados com os aspectos do calor, do acolhimento e da maternidade na filosofia feng shui. Tanto é assim que esta cor é ligada diretamente ao quarto, mesmo que esteja sendo usada em outras partes da casa. Utilize-a se você quer atrair amor ou estimular a vontade de ter um maior cuidado por si mesmo.

Já os tons de roxo evocam abundância e gratidão, bem como são utilizados para atrair riqueza. Uma boa dica é ter itens de organização, como caixas e pastas, nesta cor.

Uma almofada em forma de coração em tons purpúreos no quarto é a melhor receita para atrair profundidade para o seu casamento.

Tons de azul

Os tons de azul são especialmente indicados para aqueles que buscam ter um sono melhor. Isto porque o azul representa, na filosofia feng shui, vitalidade, novos começos e crescimento.

Também, os tons de azul são muito presentes na natureza, desde o céu ao mar. Assim, pintar as paredes do quarto de tons de azul é a pedida certa para quem deseja um sono calmo e relaxante.

Tons de branco e preto

O branco, em seus muitos tons, é tido na filosofia feng shui como a cor da pureza e da precisão. Relacionado com o elemento metal, o branco te faz inspirar pela limpeza espiritual, claridade e visão plena.

Uma boa cor tanto para quartos como cozinhas, você deve atentar para o fato de que muito branco pode causar a sensação de inércia, em razão de atrair muita energia yin.

Os tons de preto, por outro lado, nada têm de negativo. Em verdade, eles atraem sabedoria, pois a mistura de todas as cores do arco-íris produz o preto, ou seja, ele é inclusivo e contém o conhecimento do todo.

Leia mais: Colchão de molas ou espuma qual é o melhor?

Feng shui para quarto: harmonize as energias do seu lar!

colchão e quarto harmonizado pelo feng shui
Colchão e quarto harmonizado

De início, as técnicas feng shui podem parecer algo muito misterioso ou abstrato, mas, agora que você já conhece a origem milenar desta filosofia e suas várias aplicações, não tenha medo de utilizar o que você aprendeu aqui!

Comece pelo quarto, prestando especial atenção na posição da sua cama.

E, caso você esteja namorando ou já for casado, envolva seu parceiro na decoração do quarto de vocês, lembrando sempre da regra dos pares.

Não deixe de retirar os objetos que acumulam energia negativa e escolha o padrão de cores correto para o que você busca atrair. Seguindo estas dicas, a filosofia feng shui será sua aliada na principal atividade feita no quarto: dormir.

Colaborou com o texto o Portal Vida Livre

O Portal oferece conteúdos relacionados às atividades outdoor e estilos de vida acessem o site: 

https://portalvidalivre.com/



Você vai gostar tambem:

Os melhores colchões 2021

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Atualmente é o maior blogueiro imparcial de colchões do Brasil, com mais de 30 mil visitantes únicos por Mês (SEMRUSH E GA) Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!