Dormir mal! qual os prejuízos?- Dicas de colchões.

Dormir mal! qual os prejuízos?-  Dicas de colchões.

Milhares de pessoas não conseguem ter um dia produtivo, estarem dispostas e felizes, e a maioria delas tem um motivo em comum: dormir mal. A insônia é um dos principais causadores de doenças tanto físicas quanto mentais, além de fazer com que as pessoas percam as suas capacidades cognitivas.

Sendo assim, dormir melhor não se torna apenas uma condição almejada, mas sim, uma necessidade que deve ser respeitada. Portanto, é preciso encontrar meios de fazer com que o sono chegue e permaneça durante a noite toda, proporcionando um dia mais feliz e cheio de disposição. Entenda os prejuízos de dormir mal e saiba como é possível mudar isso com atitudes muito simples

prejuizos de dormir mal

O que é insônia?

A insônia consiste em um distúrbio do sono que atinge cerca de 20 % dos adultos do mundo todo. Incrível como tantas pessoas carregam consigo o problema de dormir mal.

Assim, esse distúrbio caracteriza-se dificuldade ou até mesmo a incapacidade que um indivíduo apresenta na hora de dormir.

As causas que afetam o modo como uma pessoa dorme são inúmeras e estão relacionadas tanto a fatores externos, como a incapacidade de lidar com problemas do dia-a-dia, como fatores internos, como a falta de produção de hormônios como a melatonina, ansiedade ou estresse.

A insônia pode ser comum em algum momento da vida, quando os níveis de ansiedade e adrenalina sobem, como por exemplo, às vésperas de um evento importante como uma viagem ou um casamento.

Além disso, dormir mal pode também estar relacionado ao consumo de grandes quantidades de cafeína.

Outro fator que pode causar o distúrbio são doenças que causam dores ou algum desconforto durante o sono, impedindo a pessoa de dormir melhor.

dormir mal

Principais prejuízos de dormir mal

Se engana quem pensa que dormir mal causa apenas uma sensação de cansaço no dia seguinte. Os problemas de saúde relacionados à insônia são muito grandes.

Quem tem insônia crônica sofre diversos distúrbios hormonais e problemas no organismo a curto e longo prazo.

Sendo assim, nota-se que uma pessoa que não consegue dormir melhor sofre com problemas de irritação frequentemente.

Além disso, estas pessoas tem o risco aumentado de desenvolverem doenças cardiovasculares e o diabetes, levando em consideração de que um metabolismo lento gera o acúmulo de gordura e aumenta os níveis de glicemia no sangue.

A obesidade também pode ser notada nesses casos onde o indivíduo passa a comer mais para repor as energias que deveriam ser armazenadas durante o sono.

A depressão também é um dos possível problemas que dormir mal pode causar, sendo que ela insônia também pode ser um indício de depressão.

A fadiga mental e o cansaço são companheiros muito comuns de que não consegue dormir melhor, sendo assim, o indivíduo não consegue ter nenhum tipo de qualidade de vida.

Alguns estudos também indicam que pessoas que sofrem com problemas de insônia tendem a se contaminarem mais com vírus, bactérias e fungos levando em consideração de que dormir mal causa baixa imunidade.

O distúrbio do sono também pode estar ligado a casos de suicídio, onde o cansaço físico e mental chegam ao extremo e de fato a pessoa não consegue encontrar meios para se ajudar.

Causas da insônia

Existem diversos fatores que fazem uma pessoa dormir mal, vamos listar aqui as principais causas:

Estresse

Uma das primeiras causas relacionadas à insônia é o estresse.

O estresse é uma reação natural do ser humano, e até mesmo importante para que ele sobreviva. No entanto, quando uma pessoa é submetida a altas doses de estresse diárias isso faz com que ela perca o sono.

Problemas familiares, falta de motivação no trabalho, enfim, são vários os motivos que fazem com que um indivíduo perca o sono em pouco tempo.

Ansiedade

A ansiedade também é uma reação natural do corpo assim como, ela também é necessária para a sobrevivência. Contudo, quando os níveis de ansiedade estão muito altos, isso faz com que a pessoa passe a dormir mal.

Assim, os diferentes transtornos relacionados á ansiedade e até mesmo o fato de se preocupar por não conseguir dormir se tornam um problema para quem deseja dormir melhor.

Depressão

A depressão também é uma das causas da insônia, na verdade, a doença leva o indivíduo aos extremos em relação ao sono: ou ele deseja dormir demais, ou ele não consegue dormir.

Maus hábitos

Alguns maus hábitos podem fazer com que uma pessoa deixe de dormir bem, como por exemplo, o estímulo de televisores e celulares, que prejudicam a produção do hormônio melatonina.

Além disso, comer demais antes de dormir também pode ser um problema, levando em consideração de que nesse momento, o organismo deve deixar de fazer a síntese de hormônios para poder fazer a digestão de maneira adequada.

Local inadequado para dormir

A qualidade dos colchões e seu estado são importantes para uma boa noite de sono. Sendo assim, quando não se tem o colchão ideal, esse passa a ser um problema, uma vez que esse fator não vai te deixar dormir melhor.

O ideal então é optar por colchões de boa qualidade que ajudem na qualidade do sono.

Leia mais: Principais causa da insônia

Como dormir melhor – principais dicas

É possível dormir melhor sem que para isso você recorra a remédios fortes, sendo que estes são recomendados apenas em último caso. Algumas dicas, quando seguidas de maneira adequada, podem fazer com que você tenha agradáveis noites de sono.

dormir bem
como evitar dormir mal

Exercite-se

A prática de exercícios é uma ótima forma de fazer com que você durma melhor. Isso porque os exercícios tendem a produzirem hormônios do bem estar, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse do corpo.

Além disso, na realização da prática de exercícios, você descansa a sua mente, o que é importante para que você consiga resolver seus problemas com mais facilidade.

Leia mais: Quer dormir melhor? Faça atividade fisica

Coma bem para não dormir mal

Comer bem é uma das condições para dormir melhor. Consuma alimentos ricos em nutrientes como as verduras, frutas e legumes levando em consideração de que estes tem vitaminas importantes para a síntese adequada de hormônios no seu organismo.

Dessa forma, quanto melhor for a sua alimentação, menos chances você tem de dormir mal.

Leia mais: 7 alimentos que prejudicam o sono

Leia mais: Alimentos para dormir melhor

Cuidado com excesso de cafeína

A cafeína é um ótimo estimulante para o corpo, sem contar que o café é realmente uma bebida deliciosa. Porém, se você tem alguma dificuldade para dormir, evite consumir a cafeína depois das 16 horas, pois assim, seu corpo terá mais tempo de eliminá-la até o momento de você dormir.

Programe-se para dormir

Assim como você se programa para trabalhar e comer, também deve se programas para dormir.

Isso quer dizer que você deve se livrar de estímulos que fazem que o seu cérebro fique acordado, como por exemplo, a televisão ligada ou ficar muito no celular.

O ideal é que você deite-se no escuro pelo menos 30 minutos antes do programado, principalmente se você já enfrenta problemas de insônia.

Isso fará com que haja o aumento da produção de melatonina, importante para dormir melhor.

Compre um bom colchão.

As dicas de colchões são sempre bem-vindas uma vez que você também precisa dormir em uma ambiente confortável.

Entre os colchões temos:

– Viscoelástico: desenvolvido com tecnologia dos astronautas, a espuma se molda ao seu corpo fazendo com que você se sinta mais confortável e não tenha dores no dia seguinte.

– Látex: Indicado para pessoas que possuem algum tipo de alergia pois ele é resistente a todos os tipos de fungos, bactérias e ácaros.

– Molas: quem deseja dormir melhor e é casado para adquiri um colchão de molas deve optar pelo sistema pocket que promove mais conforto evitando que um dos companheiros se mecham quando o outro troca de posição durante o sono.

Leia mais: Tipos de colchões

Leia mais: Como escolher Colchão

Curta nosso facebook: facebook.com/dicasdecolchoes

Array
Sobre Marcelo

MarceloMarcelo Katayama fundador do site.
Atualmente é o maior blogueiro imparcial de colchões do Brasil, com mais de 30 mil visitantes únicos por Mês (SEMRUSH E Google Analytics). Fazendo Reviews e dando dicas de como escolher colchão!
Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados.

Trabalhou 14 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing.
Atuei também em agências como FBS Mídia, Grupo RBS e Grupo Vega como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM.

Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil e Copywriter pela Você Ligado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*