O que fazer com Colchão usado!

Todos gostam de um colchão novo. Mas o que fazer com o colchão velho? Doar, jogar fora ou reciclar? Saiba mais sobre colchões usados.

Leia mais: 7 dicas antes de comprar seu colchão novo

Esta é uma das perguntas feitas por muitos consumidores e infelizmente não é algo tão divulgado. Leia nosso artigo até o final e saiba o que fazer com seu colchão velho.

colchão usado
Oque fazer com colchão usado?

Vamos começar pela doação

Se a troca da sua cama foi realizada por questões de tamanho, ou porque não se adaptou com o conforto e não conseguiu trocar por alguma razão, sugerimos que você faça a doação, tendo em vista que ele está em perfeito estado e não apresenta deformações que possam causar danos a quem receberá a doação.

Onde doar

Existem muitas instituições que aceitam seu colchão usado. Seja para  uso interno ou para incluírem em bazares para a arrecadação de dinheiro. Verifique na sua prefeitura se eles aceitam esse tipo de doação, pois em casos de tragédias por força da natureza, como em dias de chuva forte e alagamentos, eles dão suporte a cidadãos que perdem tudo e precisam recomeçar do zero.

Uma opção é doar para o Exército da Salvação é uma das entidades que retiram colchões em bom estado para repassar à pessoas que precisam. Você pode fazer contato pelo site: www.exercitodoacoes.org.br/

Descarte seu colchão velho de forma consciente.

Infelizmente muitas pessoas ainda não tem a consciência ambiental e descartam seu colchões usados em terrenos, nas ruas e até mesmo em rios e lagos. Jogar lixo em lugares indevidos é crime, por isso descartá-los de forma consciente é a melhor maneira.

Onde descartar colchões velhos

A maioria das prefeituras recolhe este tipo de material e se responsabilizam pelo descarte correto. Fale com a sua prefeitura e informe-se de como funciona esse tipo de serviço, e caso eles não ofereçam, informe-se sobre a melhor maneira de descartar seu colchão usado.

Algumas Ongs e associações realizam mutirões para a retirada de entulhos nos bairros, para a prevenção de doenças, recolhendo materiais possivelmente contaminados e para o embelezamento da cidade. Pesquise na sua região se há algum grupo que promove esses mutirões.

Normalmente vão preparados com veículos  adequados para transportar objetos grandes que estão entulhados pela cidade. Além de facilitar o seu descarte, você contribui para o meio ambiente e com o lugar que você vive.

Venda seu colchão usado.

Está é uma prática que não recomendamos, mas muita gente vende seu colchão usado na internet e em classificados. Se o colchão estiver em bom estado e queira fazer um dinheiro extra , vender em sites como OLX e Mercado Livre pode ser uma opção.

Antes de doar ou vender seu colchão usado, limpe!

Isso mesmo! Limpe e higienize! Sabemos que o colchão é uma fonte de fungos e bactérias que podem desencadear problemas respiratórios. Principalmente se for doar, torne a sua doação mais completa, levando tranquilidade aos novos usuários do seu colchão, ainda mais se eles forem para instituições que amparam pessoas em tratamento de saúde.

Como higienizar colchões desgastados.

-A orientação mais simples é : deixar ele ventilando por algumas horas. Colocar seu colchão em local limpo e arejado e pegar um sol mais ameno para ajudar a eliminar alguns microrganismos.

O site Dr Lava Tudo ensina algumas formas de higienizar seu colchão.

Você vai precisar de: Bicarbonato de sódio, aspirador de pó, escova macia.

Jogue de forma uniforme o bicarbonato de sódio sobre o colchão e depois polvilhe em maior quantidade locais com as maiores manchas. Deixe agir por cerca de meia hora. Passe a escova macia para espalhar de forma que não estrague o tecido e deixe agir por mais meia hora. Depois é só aspirar ao colchão.

Além de higienizar, este método ajuda amenizar as manchas do tecidos.

– Outra solução barata e muito conhecida é a mistura de vinagre e água. E com apenas esses dois ingredientes você poderá eliminar ácaros.

Você irá precisar de: 200 ml de vinagre branco, 4 litros de agua e um borrifador.

Misture o vinagre com a água e encha o borrifador. Em seguida, borrife por cima do objeto de dormir e em suas laterais. Deixar secar em local arejado.

Este processo elimina boa parte dos ácaros do colchão e doar sem estes micro-organismo pode ser muito importante para quem irá recebê-lo.

Outra dica: quando for doar seu colchão, doe também roupas de cama. Sabemos que o uso de roupa de cama aumenta a vida útil do colchão, e para quem necessita do colchão, com toda certeza as roupas de cama serão bem vindas.

Onde ligar para o descarte consciente de colchões usados.

colchões velhos
Colchões velhos usados

Prefeitura de São Paulo: Telefone 156

Rio de Janeiro:  telefone: 1746

Curitiba prefeitura municipal: Telefone 156

Belo Horizonte prefeitura municipal: : Telefone 156

Porto Alegre prefeitura municipal: : Telefone 156

Prefeitura municipal de Vitoria: Telefone 156

Prefeitura de Campinas Telefone 156

Fortaleza prefeitura municipal: : Telefone 156

Existe um site chamado ecycle onde eles tem uma pagina onde você pode localizar onde descartar além de colchões outros objetos usados:

www.ecycle.com.br

Leia mais: Garantia de colchões no Brasil

Leia mais: A importância do uso do protetor de colchão.

Last Updated on

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing em lojas multimarcas e lojas com direitos de uso das marcas Castor, Ortobom. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em analise de sistemas pela FATEC-SP e especialização Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!