Colchão firme ou macio? Qual é o melhor?

A pergunta do momento é: colchão firme ou colchão macio, qual é o melhor?

colchão firme ou macio
Tabela de conforto

As pessoas durante a pandemia passaram a pesquisar mais sobre colchões.

Atualmente, com o uso cada vez mais presente do EPS conhecido como Isopor, os colchões passaram a ser firmes demasiadamente.

O uso de terapias também, e com isso resolvi escrever este artigo.

Para quem me acompanha há mais tempo sabe que eu meu slogan é: 

O melhor colchão não existe.

Cada colchão tem suas vantagens e desvantagens, comprar pela propaganda é um péssimo negócio.

Infelizmente você leitor é apenas um número a ser batido, uma meta de conversões e de faturamento, vai por mim, 90% do mercado não quer saber se você vai dormir bem e sim se você vai comprar ou não.

Dá para perceber pelas redes sociais, se você pesquisar nas redes sociais do mercado colchoeiro antes da pandemia assuntos como Sono Rem, dormir bem e alimentar-se bem eram muito raros.

Encontramos ainda muita besteira, copiada e colada de outros sites, pois o mercado não era preparado para o sono e sim como vender colchão.

E com mais tempo na internet, o leitor passou a pesquisar melhor e com isso essa dúvida surgiu aqui no site frequentemente.

Leia mais: Colchão de molas ou espuma qual é o melhor?

Qual é melhor colchão macio ou firme?

Se você ler o meu artigo mais lido e o mais polêmico, o melhor é aquele que se adapta a você, firme ou macio vai depender do gosto pessoal.

Profissionais de saúde como fisioterapeutas em sua maioria indicam colchões firmes, mas o colchão firme pode até ser bom para sua coluna, mas se você não gosta deste tipo de conforto você pode ganhar problemas de insônia, que na minha opinião é mais prejudicial à nossa vida.

Dormir bem é essencial, e um colchão levemente macio não dá problemas na coluna. Por isso, se exercitar, diminuir o uso de celulares e estar de bem com a vida pode ajudar na questão de dores na coluna.

É normal vendedores dizerem que o problema é o colchão, mas se você anda estressado, é sedentário e passa o dia inteiro sentado, vai por mim, talvez o problema não está apenas no colchão.

Sei que colchões velhos podem dar problemas, mas atualmente vejo que pessoas com colchões de 1 ou 2 anos com problemas ou até mesmo em meses.

O ideal sempre será a sua coluna vertebral alinhada, isso é o que você deve procurar, colchões muitos macios ou muito duros geralmente não deixam nossa coluna alinhada, por isso eu digo, cada pessoa tem um jeito, um biotipo e se o colchão mais caro ou mais barato não deixar sua coluna alinhada, e consequentemente as dores aparecerão.

Infelizmente no Brasil pessoas ainda compram colchão baseado em preço, o mais caro é melhor.

Livre-se desta ideia imediatamente, pois a maioria das empresas apostam neste pensamento e atualmente esse tipo de propaganda é a que mais gera reclamações.



Colchões intermediários

Sim, atualmente as empresas apostam cada vez mais em colchões firmes e com conforto. Colchões de espuma com pillow top é o que tem aparecido.

Este tipo de conforto é oque pode ser a solução.

Colchões de espuma com viscoelástico ou látex ou espuma de densidade baixa ou de células mais abertas é oque tem aparecido no mercado com frequência, devido ao sucesso dos colchões à vácuo.

Colchões de molas com espumas de alta densidade na parte superior entram neste quesito.

Colchão macio

Prós-

Se você gosta de dormir de lado, sentir aquela sensação de abraço e que aquele afundamento é necessário para uma boa noite de sono. Aposte em colchões macios.

Se você sente que colchões macios te faz dormir melhor aposte em colchões macios.

Tenho pesquisado, e quem dorme pouco mas dorme initerruptamente os colchões macios tem grande chance de ter sonos reparadores.

Contras:

Colchões macios no Brasil ainda são muito complicados de se comprar, pois a garantia de colchões é de apenas 1 ano para a grande maioria dos fabricantes deste tipo de colchão.

E o pior a maioria se apega a norma 15413 da ABNT onde todo colchão pode ceder sem você por cima 10% do tamanho original.

com isso colchões acima de 30cm são os mais comuns neste segmento de colchão macio.

O colchão vai afundar, amaciar e seguir a anatomia do seu corpo, você pode reclamar, processar, mas você irá perder pois a norma é clara: só é defeito se afundar 10% do tamanho original.

Dores nas costas ou você deitado e afundado como se estive-se dormindo numa rede, não é considerado defeito!

Por isso até para mim que entendo deste mercado é difícil indicar colchões macios, pois a durabilidade e a responsabilidade de você dormir bem sem ter problemas é muito baixo.

Colchão firme

Prós:

Geralmente são mais baratos.

Muitos profissionais da área da saúde defendem que o colchão firme é melhor para coluna.

Contras:

Infelizmente no Brasil ainda se tem o conceito enraizado quanto de mais duro o colchão melhor, colchão ortopédico é melhor.

Cuidado isso é apenas propaganda, marketing.

Colchões firmes para quem dorme de lado, muitas vezes ocorre o formigamento dos braços e ombros.

Quando o colchão é muito firme não faz a anatomia correta da coluna.

Colchões com chapa de madeira e/ou EPS são mais firmes, e valores deveriam ser menores, já que o uso deste são apenas para baratear custos e não tem ganho de qualidade.

Por isso fique atento, o melhor colchão vai ser oque adapta ao seu gosto pessoal!

Se você quiser, tenho 3 dicas polêmicas, mas você vai entender meu raciocínio.



3 Dicas para indecisos na questão colchão macio ou colchão firme qual é o melhor?

1- Utilizar 2 camas de solteiro

Eu tenho cada vez mais indicado o uso de 2 colchões para casais, cada um com o seu.

Sabemos que passamos cerca de 7 a 9 horas na cama diariamente. E dormimos diariamente. Faço a pergunta: O sexo é diário? Sexo é por quanto tempo?

Por isso eu digo, priorize o seu sono ele é mais importante, dormimos diariamente e por muito mais tempo.

Se analisarmos cada pessoa tem um biotipo e um tipo de gosto, escolher o colchão baseado no peso do mais pesado é uma das maiores besteiras que podemos cometer, pois é muito comum casais com pesos de 20 a 40 kg de diferença, e o colchão principalmente de uma face irá trabalhar de forma diferente, cada vez que você gira, um problema a mais para o mais leve.

Atualmente muitas camas articuladas já vêm numa posição de receber 2 colchões por isso se tem como investir e vocês tem espaço, utilize cada um o seu colchão.

Brincadeiras a parte, sabemos que ficar de conchinha abraçadinhos é bom, mas dormir de conchinha é geralmente ruim para uma das pessoas, uma pessoa irá acordar com dores.

Dica: Capa união.

Camas de hotéis de 2metros largura por 2 metros de comprimento muitas vezes são duas camas de 1,00×2,00 e com isso se utiliza a capa união visualmente é um colchão, mas quando deitamos sentimos um vão entre as camas.

Já perceberam isso?

2- Colchões dupla face de confortos diferentes.

Sim, tem dias que queremos um colchão confortável, tem dias que preferimos um colchão mais firme. atualmente marcas estão investindo cada vez mais nos colchões dupla face e com confortos diferenciados.

Quem me acompanha sabe que sou aficionado por colchão dupla face, muita gente me odeia por isso mas enfim, e com esse aumento dos colchões dupla face e com o sucesso de algumas marcas com o duplo conforto, cada dia mais empresas estão adotando esta medida.

Se você se interessa em durabilidade e gosta de dormir em diferentes confortos, este tipo de colchão eu tenho recomendado.

3- Colchão de espuma e Pillow Top avulso.

Sim, indico aos meus leitores colchões de espuma dupla face e comprar de forma avulsa um pillow top macio.

Mesmo pensamento do colchão dupla face de duplo conforto, você irá ditar o conforto firme ou macio com o pillow top avulso, quer mais firme tire o pillow.

Quer maciez utilize o pillow.

Esta dica ajuda casais que não tem espaço para camas maiores ou que realmente não querem aquele vão entre duas camas.

Algumas pessoas apostam no pillow de solteiro para apenas uma das pessoas e outras apostam no pillow do tamanho da cama, o melhor será o que cada um acha melhor.

Lembre-se, você é único não se deixe levar pelo status quo.

Dica: Caso você vá comprar colchões com chapa de madeira ou isopor não aconselho está técnica, para colchões novos, sugiro que compre de espuma.

Caso você tenha perdido o investimento acreditando na propaganda de cura vale a pena testar essa opção.

Conclusão:

Colchão firme ou colchão macio qual o melhor?

O ideal sempre será oque atende sua necessidade de dormir bem, a dica sempre será essa: não se deixe levar por propagandas, ou pelo mais caro ou pelo mais barato.

Colchões firmes e confortáveis de inúmeros tipos de matéria prima são oque mais se encontra no mercado.

Por isso pesquise bem e se precisar o Dicas de Colchões está aqui para auxiliar na sua escolha.

Cada colchão tem suas vantagens e desvantagens e serei ferrenho em dizer:

Não existe o melhor colchão!



Você vai gostar também:

Densidade de colchões Guia completo

Guia completo de colchões de látex

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!