Cama de paletes: Guia completo, dicas e mais!

Você já ouviu falar em cama de paletes?

Quem já teve a oportunidade de ver uma cama de paletes sabe a versatilidade, beleza e praticidade da ideia. Mas, se você não sabe do que se trata, não se desespere, pois o próprio nome já denuncia: é a cama feita tendo como base um palete.

Cama de paletes
Cama de paletes


Para quem não sabe, um palete é um estrado – estrutura plana semelhante a um pequeno palanque – geralmente feito de madeira, muito utilizado no transporte de cargas. É encontrado tanto para a venda de novos como de usados por empresas transportadoras e comércios.


Não há segredos: a cama em si é um colchão sobre essa estrutura. Sendo simples, fácil de montar e decorar conforme o seu gosto, e muito resistente, afinal o material é usado para a viabilização do transporte de carga, você e seu colchão não serão grandes problemas.


Portanto, caso tenha se interessado, veja a seguir os tipos, custos, como fazer e os melhores motivos para montar a sua cama de paletes.

Como montar sua cama de paletes

como montar uma cama de paletes

Como dito anteriormente, a montagem da cama de paletes em si não é complexa e, graças a esse fato, tem ganhado muitos entusiastas.

Entretanto, é necessário seguir alguns pequenos passos e cuidados para que o projeto saia como o planejado.

Isso inclui a análise dos custos, quais materiais serão utilizados e como obtê-los das melhores fontes e pelo melhor custo-benefício, além de como construir a cama de modo que seja segura, confortável e bonita.

Confira abaixo maiores informações e dados sobre estes pontos e um pequeno passo a passo resumido de como montar o seu móvel.



Quanto custam os paletes?

O preço dos paletes muda conforme uma série de variáveis que não podem ser ignoradas: novo ou usado, local de compra, material e tamanho.

Os de madeira usados, por exemplo, costumam custar por volta de R$15,00 ou podem ser encontrados de forma gratuita em feiras e lojas que querem se desfazer após utilizá-los.

Caso for comprar, é possível encontrar a partir de trinta reais paletes com 30x30x2cm de dimensão.

Há também os de plástico, cujo preço pode variar um pouco menos que os de madeira para valores mais altos.

A vantagem dos de maior valor está no seu tamanho, sendo este maior e com grande resistência a carga, sendo necessário um menor número para construir uma cama.

Em geral, é bem provável que a construção de uma cama de paletes não passe da casa dos R$500,00. Em uma perspectiva bem realista – caso a pessoa faça todas as etapas do trabalho por si só – a verdade é que dificilmente a execução do projeto chegará nesse valor, obtendo assim um ótimo móvel e por um preço bem menor do que aqueles já prontos.

Materiais utilizados

Sem muito segredo, os principais materiais serão os paletes escolhidos para a montagem. Estes podem ser de madeira, o mais comum, mas também de plástico ou mesmo metal.

Tinta, verniz e serra podem ser necessários a depender do gosto e decoração da pessoa, além de caso seja preciso cortar a estrutura para se adequar ao tamanho ideal ou possível para aquele cômodo.



Leia mais: 23 dicas para dormir melhor

Como fazer uma cama de paletes.

O primeiro passo para fazer a sua cama é medir o seu colchão, o espaço disponível e depois ver quais paletes atendem às suas expectativas ou como adaptar os que você encontrou.

É importante escolher paletes que não tenham fungos ou estejam com outros problemas visíveis.

Após isso, deve-se pintar o material ou envernizar – essa última é uma boa opção para manter a qualidade da madeira por mais tempo – conforme o seu gosto ou necessidade.

Finalmente, na hora de montar, deve-se posicionar os paletes no chão e encostar um no outro de modo firme, não é necessário parafusar. Verifique se está no tamanho em que deseja e, caso não, utilize a serra.

Em geral, para cada nível de altura serão utilizados quatro paletes.

Caso vá fazer uma cama com dois níveis de altura, pode ser interessante parafusar as estruturas de cima com as que estão na parte inferior para dar maior estabilidade e segurança para todo o conjunto com oito paletes.

Após essa etapa, você pode querer adicionar uma cabeceira.

Fica a seu gosto utilizar paletes inteiros, personalizar os restos que precisou cortar da base da cama ou aquilo que vier na sua imaginação.

Pronto! Basta colocar o seu colchão e curtir momentos agradáveis de sono na nova cama.



Leia mais: As melhores marcas de colchões do Brasil

Tipos de cama de paletes

tipos de palete
Camas de paletes

Quem achou que havia uma única opção e modelo para esse tipo de cama está muito enganado!

Das tradicionais diferenças como o tamanho entre uma cama de casal para uma de solteiro ou infantil, até a estilos mais ousados e diferentes como uma cama suspensa, são possibilidades viáveis.


Veja a seguir os tipos, pequenas dicas sobre cada um e liberte sua imaginação para deixar o seu projeto único.

Cama de paletes de casal


Para os casados, ou mesmo solteiros que gostam de dormir com muito espaço, o foco maior será em relação ao tamanho. Como o colchão é maior, convém tirar as medidas dele e planejar quanto de sobra, se for haver, seria ideal.

A partir disso, conferir os paletes e ver as possibilidades de organização.


Outro ponto pode ser o casal se preocupar com a quantidade de carga suportada, ainda mais se tiverem filhos que gostam de pular na cama.

Em geral isso não será um problema, mas convém verificar até pelo próprio conforto. Para isso, pode-se resolver através da montagem da estrutura ou escolha de outro material que não seja madeira.


No geral são necessários entre quatro a oito paletes, a depender do nível de altura em que se deseja que a cama fique.

Cama de paletes de solteiro


Os solteiros terão a vantagem de poder gastar menos, já que é necessário gastar menos para construir a sua cama.

O objetivo pode ser tanto o conforto como tentar fazer um móvel compacto, já que pode ser necessário adaptar o projeto a um local de pouco espaço disponível.


Em média, serão necessários entre dois a quatro paletes para se construir uma cama de paletes para solteiros.

Leia mais: Tipos de camas Guia completo

Cama de paletes infantil


Caso o projeto para a cama infantil envolva comprar os paletes, a melhor opção será para aqueles de dimensões maiores.

A depender do tamanho, é possível que com apenas um ou dois seja feita uma cama mais próxima ao solo, fator que pode ser levado em conta tendo em vista a estatura da criança e medo de quedas noturnas.


Aproveitar pedaços de madeira não utilizados dos paletes para fazer uma proteção lateral, ou até mesmo na decoração da cama, vão contribuir também para a sustentabilidade, a segurança e o interesse da criança pelo seu novo canto de dormir.


Cama de paletes suspensa


Em ambos os casos, o uso de pregos e parafusos será indispensável para manter a estrutura firme.

Diferentemente das camas tradicionais no chão, na qual os paletes são postos lado a lado apenas, a estrutura precisa se manter junta.

Seja pelos paletes verticais ou pelas cordas penduradas ao teto e amarradas nas pontas.


Além dessas duas opções, existem também várias ideias que merecem uma pesquisa para te inspirar, caso você tenha se interessado por esse tipo.



Estilos de cama de paletes

camas lindas dicas
Estilo de camas feitos de paletes

Apesar do que se pode pensar, o uso de palete não precisa necessariamente seguir apenas um padrão.

Há muito espaço para a criatividade, sendo esta uma das vantagens de montar sua cama com este material ao invés de comprar uma feita em série ou em uma loja de móveis planejados: a possibilidade de personalização a baixo custo.


Confira a seguir os quatro estilos mais utilizados e veja se algum deles se encaixa na ideia que possui para o seu projeto.

Moderno

Uso de iluminação, cores, personalizações e diferentes tipos de base: um mundo de possibilidades existe para quem quiser.
Para o estilo moderno, é ideal que se passe uma tinta – a cor fica ao seu gosto – que combine com o local em que a cama ficará.

Uma cabeceira, feita com os próprios paletes mesmo, pode ajudar nesse estilo.

Industrial

Muito usados na indústria para viabilizar o transporte de cargas, ao escolher usar um palete para montar o seu móvel você consegue trazer esse ar industrial associado inerentemente a esse material.

Minimalista

Seu jeito simples e prático, sem muitas gavetas, encaixes, pregos e parafusos tornam a cama de paletes um exemplo do estilo minimalista. Por isso, é uma opção perfeita para espaços sem muitos objetos, nos quais a cama pode acabar assumindo todo o protagonismo da visão.

Rústico

Os paletes por si só já são a essência do que o estilo rústico representa: a resistência e simplicidade. Adicione um verniz e pronto, está oficialmente declarado como um móvel rústico.

Estilo muito admirado tanto por decoradores quanto por quem quer reformar seu ambiente, vale a pena dar uma chance e ver a diferença que fará no seu quarto.

Você vai gostar também: Colchão de molas ou espuma? Qual é o melhor



Vantagens do uso de móveis de paletes

vantagens
Vantagens das camas de paletes

Seja uma cama, um sofá ou outro móvel que seja possível usar paletes em sua montagem, há diversas vantagens em recorrer a esse material.

Principal delas é a versatilidade, seja pelas diferentes formas e possibilidades de obter o material, seja pela facilidade com que pode ser adaptado aos diferentes cenários e necessidades pessoais.

A seguir, para explicar um pouco mais sobre essa e outras vantagens, estão listados três pontos positivos que mostram como pode ser interessante recorrer aos paletes na hora de construir ou comprar seus móveis.

Baixo custo

O custo sempre é algo levado em consideração ao se fazer reformas ou comprar novos móveis, sendo o orçamento uma das partes mais importantes na construção ou decoração de uma casa.

Cama de paletes possui baixo custo e atende a esse perfil graças à disponibilidade do material, o qual pode ser encontrado para doação ou mesmo por valores baixos após o uso.

Porém, mesmo que não consiga acesso a um comércio ou transportadora, a compra de paletes novos ainda se mostra como uma opção viável e de ótimo custo-benefício.

Fácil reparo

Muitas coisas são bonitas e, aparentemente, perfeitas.

Mas, com qualquer pequeno problema podem se tornar uma dor de cabeça terrível para resolver, isso não se aplica às camas de paletes, que possuem um reparo fácil de ser realizado.

O motivo disso se dá pelo fato de os paletes serem fáceis de se achar, não sendo uma tarefa árdua encontrar algum para reposição. Outro ponto é relativo ao objetivo inicial dos mesmos: sustentar cargas pesadas e facilitar o seu transporte.

Além disso tudo, a estrutura em que o colchão é posto é marcada pela sua simplicidade. Não há uma enorme quantidade de parafusos, roscas e partes coladas que costumam causar dores de cabeças homéricas no reparo das camas tradicionais.

Portanto, é bem realista afirmar que o material e sua estrutura tendem a não dar problemas graças ao foco pelo qual foram construídos.

E, caso seja inevitável e ocorra, você não terá muitas dificuldades em realizar o reparo de forma simples e sem maiores dores de cabeça.

Bom ecologicamente

Muito mais do que apenas moda, pensar no meio ambiente é uma necessidade conforme as mudanças no mundo se tornam aparentes.

E como nunca se falou tanto em ecologia e consumo responsável como nos últimos tempos, esse tópico não poderia ser deixado de lado.

Primeiramente, como dito antes, existe a possibilidade de se pegar paletes praticamente de graça em alguns locais.

Esse material que seria descartado e não teria mais uso passa a ser útil na sua casa e evita a necessidade de se comprar uma cama ou móvel pronto.

Outra questão é a facilidade de reutilização, caso sobre algo da madeira ou ganhe um móvel novo, a base e o material podem ser aproveitados para outros móveis e decorações dentro de uma casa.

Em resumo, não são objetos descartáveis.



A cama de paletes é uma boa opção de móveis alternativos!

alternativa de camas
Cama de paletes alternativa

A cama de paletes é uma ótima opção para aqueles que buscam móveis alternativos.

Sua versatilidade, facilidade de montagem e baixo custo tornam este tipo de móvel uma boa opção para aqueles que querem ousar ou estão com o orçamento curto.

Por isso, sem preconceito, vale a pena arriscar e ir a fundo nesta opção que tem conquistado o gosto de várias pessoas, tornando-se basicamente num movimento com tutorias e ideias de decoração pela internet.

Colaborou com o texto o Portal Vida Livre

O Portal oferece conteúdos relacionados às atividades outdoor e estilos de vida acessem o site: 

https://portalvidadelivre.com



Você vai gostar também:

Tipos de travesseiros

Colchões de molas ensacadas

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Atualmente é o maior blogueiro imparcial de colchões do Brasil, com mais de 30 mil visitantes únicos por Mês (SEMRUSH E GA) Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!