Dicas para evitar dores nas costas

Confira 9 dicas para evitar dores nas costas! Não é apenas o colchã o vilão para dores na coluna!

9 dicas para evitar dores nas costas
dicas para evitar dores nas costas

As dores nas costas são bastante comuns em jovens e adultos, mas é possível evita-las seguindo algumas dicas simples que reunimos aqui.

Nesse artigo iremos te mostrar 9 simples soluções eficazes para que você se previna quanto a esse problema e ainda a aliviar as dores já existentes.

Veja nossa lista com 9 dicas para evitar dores nas costas!

Evitar dores nas costas aderindo a uma boa postura.

Uma das principais causadoras de dores nas costas é a má postura, ela favorece o surgimento de problemas na coluna como hérnia de disco ou dor na coluna cervical por exemplo, por isso é importante sempre estar atento a postura correta quando for sentar-se numa cadeira, no banco do carro, entre outros, mantendo sempre a coluna reta.

Essa é uma das melhores dicas para evitar dores nas costas.

Pegar objetos no chão ou amarrar os sapatos de forma correta.

Muitas pessoas acabam inclinando sua coluna para frente quando vão se agachar para pegar algum objetivo no chão ou amarrar os sapatos, por exemplo, mas o modo correto de fazê-lo é se agachar dobrando os joelhos.

Evite carregar peso que não aguente.

Muitas das vezes queremos carregar coisas pesadas sem que o nosso corpo esteja devidamente preparado para aquela carga e quem sobra nessa hora é a nossa coluna.

Fortaleça sua musculatura

Como falamos na dica anterior, as vezes seu corpo não está preparado para suportar o devido peso, por isso é importante que você fortaleça sua musculatura fazendo exercícios de musculação específicos com um profissional qualificado (personal trainer).

Postura correta ao dormir

A posição correta ao dormir também é importante para evitar dores nas costas. O ideal é se deitar de lado, pois, assim, é possível manter a curvatura fisiológica vertebral.

Enquanto que dormir de bruços, por exemplo, fará justamente o contrário, gerando contratura muscular que vai ocasionar dor e desconforto.

Evite ficar muito tempo sentado

Permanecer sentado por muito tempo também pode causar problemas de dores na coluna, já que essa posição gera uma sobrecarga na coluna e pode, inclusive, desgastar o disco intervertebral (uma espécie de amortecedor que coluna vertebral).

Se você trabalha a maioria do tempo sentado, tire alguns minutinhos para se levantar da cadeira e fazer um rápido alongamento.

Como se levantar da cama

A melhor maneira de se levantar da cama é virando-se para um dos lados e, nessa posição sair da cama, pois assim você evita fazer esforços que gerar algum desconforto ao se levantar.

Evite o famoso pular da cama.

Levantar de forma brusca como se estivesse fazendo exercício abdominal não é aconselhável.

Carregar adequadamente as mochilas e bolsas

Especialmente para os jovens e adolescentes, é importante não carregar muito peso na mochila e também usar uma que tenha duas alças, assim o peso é igualmente distribuído entre os dois lados, evitando problemas comuns de desvio na coluna.

Já as bolsas evitar de colocar muita coisa desnecessária diferentemente da mochila a acomodação de uma bolsa é de apenas uma posição afetando diretamente a saúde de sua coluna.

Trocar de colchão. 

Muitas das vezes um colchão já gasto pode comprometer sua coluna, por isso, para evitar dores nas costas ou até mesmo aliviar uma já existente, é imprescindível que se faça a troca do colchão.

Todos nossos artigos são voltados a escolher um bom colchão.

Evite colchões muitos macios ou muito duros, se você tem dores nas costas o colchão pode ser uma das consequências.

Ler nossas dicas evita a dores nas costas e também a escolher de forma correta o melhor colchão.

Leia Mais: Tipos de Colchões.

Leia Mais: Como escolher Colchão

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!