7 alimentos que prejudicam o sono

alimentos prejudicam sono

Você sabia que existem alguns alimentos que prejudicam o sono? Nós reunimos alguns deles aqui.

Alguns desses alimentos aqui citados, no entanto, não devem excluídos do seu cardápio, mas apenas deve-se evitar o seu consumo durante a noite, pois eles afetam o seu repouso e geram desconfortos que também podem comprometer sua hora de dormir.

  • Doces e alimentos açucarados
  • Álcool
  • Alimentos ácidos
  • Carne Vermelha
  • Alimentos processados
  • Café
  • Chocolate

1 – Doces e alimentos açucarados

Um dos principais alimentos que prejudicam o sonosão os doces e os alimentos açucarados, já que são muito energéticos, sendo vilões para quem quer dormir melhor.Inclusive, variações de açúcar no sangue podem causar problema de insônia.

Um outro problema é que os alimentos doces que você consumir durante a noite, como são ricos em calorias e você não estará desempenhando nenhum atividade que queime-as, essas calorias serão transformadas em gordura e isso vai proporcionar o ganho de peso. Se a vontade de comer doces é grande, opte por substituir pelo consumo de uma fruta, por exemplo.

2 – Álcool

De acordo com pesquisa realizada no Centro do Sono de Londrese publicada na Alcoholism: Clinical& Experimental Research, o consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir é prejudicial para os ciclos do sono, pois acaba gerando um sono em fragmentos, podendo também levar ao desenvolvimento de problemas como insônia e apneia do sono, por exemplo. No dia seguinte você sentira como se não tivesse descansado nada.

3 – Alimentos ácidos

Comidas apimentadas ou com temperos fortes ou sucos ácidos, por exemplo, podem ser prejudiciais para quem sofre com refluxo e isso pode resultar numa péssima noite de sono, já que haverá um desconforto, especialmente se forem ingeridos antes de dormir, comprometendo a qualidade de sono.

4 –  Carne vermelha

Como a proteína é digerida mais lentamente pelo organismo, ao consumir carne antes de dormir, o seu corpo, em vez de entrar em estado de repouso, estará trabalhando para fazer a digestão daquela proteína, ou seja, nada de conseguir recuperar as energia durante um bom sono se você consumir carnes vermelhas antes de dormir. Opte por consumir um filé de peixe ou frango (mas pelo menos 1 horas antes de dormir), isso te fará dormir melhor.

5 – Alimentos processados

Presuntos, salames, salsichas, entre outros, também fazem parte dos alimentos que prejudicam o sono, pois se tratam e produtos processados e com elevado nível de sódio.Eles acabam te dando mais sede e daí você terá que acordar várias vezes para beber água (e urinar).

alimentos prejudicam sono

6 – Café

Não é nenhuma novidade que tomar café durante a noite prejudicada sua qualidade de sono, já que essa bebida é um estimulante natural que, por conta da cafeína nela presente, te deixa ativo. Logo, se você conseguir dormir bem, evite o consumo dele durante a noite, especialmente antes de dormir.

7 – Chocolate

Do mesmo modo que o café, o chocolate contém cafeína que é prejudicial para quem busca dormir melhor. Fora que, ele ainda contém açúcar, o que piora ainda mais a situação e acaba comprometendo seu sono reparador. Evite a todo custo consumir chocolate durante a noite.

Leia mais: Alimentos para dormir melhor

Leia mais: 7 dicas simples para dormir melhor

Sobre o autor Marcelo | Website

Marcelo Katayama fundador do site. Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados. Atualmente é o maior blogueiro imparcial de colchões do Brasil, com mais de 30 mil visitantes únicos por Mês (SEMRUSH E GA) Trabalhou 10 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing. Atuou em agências como FBS Midia e Grupo RBS como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM. Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!